Tsukiuta

Olá!~
Consegui vencer meu bloqueio! (Eu acho...) E já que eu sempre trago muitas traduções das músicas de Tsukiuta aqui, resolvi fazer um post pra explicar o que é Tsukiuta pra quem fica boiando e falar um pouco dos produtos dessa franquia e dos personagens:

Tsukiuta é uma franquia que envolve personagens inspirados nos 12 meses do ano divididos em grupos de idols. Começou como uma série de CDs no final de 2012 com colaborações entre produtores de músicas de Vocaloid e dubladores populares, mas foi crescendo até ganhar drama CDs, anime, shows ao vivo e games próprios.

Personagens de Tsukiuta

Personagens

Ao todo são 24 personagens, 12 garotos e 12 garotas, representando os meses do ano e divididos em 4 grupos idol lançados pela empresa Tsukino Talent Production. Os grupos masculinos e femininos vivem realidades bem diferentes e os masculinos acabaram fazendo mais sucesso e são mais explorados pelos produtos da franquia.

Six Gravity
Six Gravity

Grupo masculino formado por 6 garotos vindos da região de Kanto. O nome do grupo vem da gravidade da Terra que é 6 vezes maior que a gravidade da Lua.

Shiwasu Kakeru (CV: Kaji Yuki)
Idade: 16 (debut) - 21 (em 2018)
Aniversário: 12 de Dezembro
Altura: 163cm - 166cm
Tipo Sanguíneo: A
Músicas Traduzidas: Seiya mo Rouding Now!; Inocencia
Representante do mês de Dezembro, é alegre e determinado. Sua família é rica, mas ele não quer depender dela para realizar seu sonho, então antes de debutar ele saiu de casa e começou a fazer vários bicos para se sustentar.

Mutsuki Hajime (CV: Toriumi Kousuke)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 8 de Janeiro
Altura: 182cm
Tipo Sanguíneo: B
Músicas Traduzidas: Hyourin Shiki, Koi Wasuregusa; Hajimari no Haru
Representante do mês de Janeiro e líder do Six Gravity, é carismático e inteligente. Tem uma forte presença e é saudado como se fosse um rei por muitos, não só por causa do seu carisma e de sua família nobre, mas também por ser bom em cuidar dos outros.

Kisaragi Koi (CV: Masuda Toshiki)
Idade: 15 (debut) -  20 (em 2018)
Aniversário: 14 de Fevereiro
Altura: 170cm - 179cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Me-lo-dy; Inocencia
Representante do mês de Fevereiro, é extrovertido e sincero. Por ser bom em socializar, tem vários amigos e conexões. É muito brincalhão, mas também tenta encorajar quem precisa. Tem uma irmã gêmea e se preocupa muito com ela.

Yayoi Haru (CV: Maeno Tomoaki)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 19 de Março
Altura: 183cm - 186cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Uguisu Chord; Koi Wasuregusa; Hajimari no Haru
Representante do mês de Março, é calmo e gentil. Quase como uma figura materna para os outros membros, é alguém em quem todos confiam. Também é muito inteligente, mas não é bom em discussões, por isso procura evitar conflitos com qualquer um.

Uzuki Arata (CV: Hosoya Yoshimasa)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 28 de Abril
Altura: 174cm - 180cm
Tipo Sanguíneo: AB
Músicas Traduzidas: Sakura to tomo ni, Kimi dake wo; Rainy Day; Tsuki to, Hoshi to, Maboroshi to
Representante do mês de Abril, é quieto e despreocupado. Tem seu próprio ritmo pra fazer as coisas e é frequentemente comparado a um gato, por ser preguiçoso, independente e adorar leite. É amigo de infância de Aoi.

Satsuki Aoi (CV: KENN)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 5 de Maio
Altura: 173cm - 178cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Kalmia to Samidare, Rainy Day; Tsuki to, Hoshi to, Maboroshi to
Representante do mês de Maio, é maduro e aplicado. Sua família é conhecida na vizinhança por todos serem muito bonitos. É amigo de infância de Arata, com quem ele se sente à vontade para mostrar um lado um pouco mais infantil.

Procellarum
Procellarum

Grupo masculino formado por 6 garotos vindos da região de Kansai. O nome do grupo vem do latim e significa tempestade ou tormenta. Também é o nome do maior mar lunar.

Minazuki Rui (CV: Aoi Shouta)
Idade: 16 (debut) - 21 (em 2018)
Aniversário: 16 de Junho
Altura: 164cm - 169cm
Tipo Sanguíneo: B
Músicas Traduzidas: Rainy Moment; Childish Flower; Sing Together Forever
Representante do mês de Junho, é inocente e distante. Tem uma facilidade natural para música, especialmente piano, mas por conta de brigas com seu irmão e discordâncias com seus pais envolvendo sua carreira musical, ele fugiu de casa e foi morar com Kai.

Fuzuki Kai (CV: Hatano Wataru)
Idade: 19 (debut) - 24 (em 2018)
Aniversário: 15 de Julho
Altura: 186cm - 187cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Sayonara Yume Hanabi; Kimi ni Hana wo, Kimi ni Hoshi wo; Celestite
Representante do mês de Julho, é amigável e responsável. É o filho mais velho de uma família com 6 filhos, por isso é muito bom em cuidar dos outros. Mas devido o seu desejo de ser independente, saiu de casa assim que se formou no ensino médio. Um dia encontrou Rui na rua e o acolheu.

Hazuki You (CV: Kakihara Tetsuya)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 13 de Agosto
Altura: 176cm - 183cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Genau!; DA☆KAI; Awai Hana
Representante do mês de Agosto, é descontraído e desprendido. Gosta de causar problemas e é muito popular com as mulheres, mas sempre demonstra profissionalismo e tem um forte senso de dever, apesar de não gostar de admitir. É amigo de infância de Yoru. 

Nagatsuki Yoru (CV: Kondo Takashi)
Idade: 17 (debut) - 22 (em 2018)
Aniversário: 7 de Setembro
Altura: 173cm - 177cm
Tipo Sanguíneo: A
Músicas Traduzidas: Kogane Iro; DA☆KAI; Awai Hana
Representante do mês de Setembro, é tranquilo e recatado. Por ser muito gentil e bom em cozinhar acabou ganhando a posição de "mãe" para os membros. Mesmo sendo idol, é um pouco tímido e se considera uma pessoa simples. É amigo de infância de You.

Kannazuki Iku (CV: Ono Kensho)
Idade: 16 (debut) - 21 (em 2018)
Aniversário: 21 de Outubro
Altura: 165cm - 179cm
Tipo Sanguíneo: O
Músicas Traduzidas: Run Boy Run; Childish Flower; Sing Together Forever
Representante do mês de Outubro, é animado e decidido. Está sempre olhando pra frente, mas, ao mesmo tempo, presta a atenção às pessoas ao seu redor. Pratica atletismo e fica bastante ocupado ao conciliar o esporte com as atividades de idol.

Shimotsuki Shun (CV: Kimura Ryohei)
Idade: 18 (debut) 23 (em 2018)
Aniversário: 24 de Novembro
Altura: 181cm - 182cm
Tipo Sanguíneo: AB
Músicas Traduzidas: Icicle; Kimi ni Hana wo, Kimi ni Hoshi wo; Celestite
Representante do mês de Novembro e líder do Procellarum, é excêntrico e imprevisível. Fala de forma misteriosa e gosta de brincar com as pessoas. Não é bom com obrigações e muitas vezes empurra as suas para Kai. É fã assumido de Hajime, e assim como ele vem de uma família nobre.


Fluna e Seleas
Fluna

Seleas

Os 2 grupos femininos são formado por garotas candidatas a deusa da Sociedade da Lua, uma espécie de mundo alternativo desconhecido pelas pessoas na Terra. 

Hijiri Kurisu (CV: Kanemoto Hisako)
Idade: 13 (debut) - 18 (em 2018)
Aniversário: 25 de Dezembro
Altura: 143cm - 149cm
Tipo Sanguíneo: B
É a representante feminina do mês de Dezembro. É franca e teimosa, mas no fundo é sensível e fica envergonhada e chora com facilidade. Ainda assim, ela tenta esconder seu lado fraco a todo custo. É amiga de infância de Tsubaki.

Hanazono Yuki (CV: Imai Asami)
Idade: 15 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 22 de Janeiro
Altura: 168cm - 169cm
Tipo Sanguíneo: A
É a representante feminina do mês de Janeiro e líder do Fluna. Inteligente e bonita, ela é reconhecida como a candidata mais próxima de se tornar uma deusa. Ela também é muito rígida com os outros e com ela mesma, mas tem medo que isso acabe fazendo as pessoas se distanciarem.

Kisaragi Ai (CV: MAKO)
Idade: 15 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 14 de Fevereiro
Altura: 163cm - 168cm
Tipo Sanguíneo: O
É a representante feminina do mês de Fevereiro e irmã gêmea de Koi e também se preocupa muito com ele. Apesar dele e do pai não saberem, mãe deles foi uma deusa, por isso Ai é uma candidata. Gentil e carinhosa, ela não gosta de brigas e quer ficar em paz com todo mundo. 

Momosaki Hina (CV: Ookubo Rumi)
Idade: 14 (debut) - 19 (em 2018)
Aniversário: 3 de Março
Altura: 152cm  - 157cm
Tipo Sanguíneo: O
É a representante feminina do mês de Março. É alegre, sensível e faz as coisas no seu próprio ritmo. Embora pareça um pouco insegura, ela tem um forte senso de responsabilidade e procura dar o melhor de si em tudo o que faz.

Togawa Chisa (CV: Nonaka Ai)
Idade: 15 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 6 de Abril
Altura: 158cm - 165cm
Tipo Sanguíneo: B
É a representante feminina do mês de Abril. É animada, divertida e um pouco atrapalhada, mas sempre procura ver as coisas de forma positiva. Também é muito sociável, tem vários amigos e gosta muito de conversar e chamar as pessoas por apelidos.

Yuki Wakaba (CV: Uchiyama Yumi)
Idade: 15 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 20 de Maio
Altura: 164 - 167cm
Tipo Sanguíneo: O
É a representante feminina do mês de Maio. Ela tem um forte senso de justiça e tenta expressar seus sentimentos da forma mais clara possível. Procura não se preocupar demais com seus problemas e falhas e enfrentar as coisas de frente e com vitalidade.

Terase Yuno (CV: Satou Rina)
Idade: 17 (debut) - 21 (em 2018)
Aniversário: 25 de Junho
Altura: 170cm - 171cm
Tipo Sanguíneo: A
É a representante feminina do mês de Junho. Por conta de seu jeito tomboy e por ser boa nos esportes e nos estudos, ficou conhecida na escola como "príncipe". Mas apesar da aparência "cool", ela gosta muito de coisas fofas e não consegue ignorar alguém em apuros.

Himekawa Mizuki (CV: Ishigami Shizuka)
Idade: 17 (debut) - 21 (em 2018)
Aniversário: 10 de Julho
Altura: 167cm - 168cm
Tipo Sanguíneo: A
É a representante feminina do mês de Julho. Calma e gentil, ela é vista como uma irmã mais velha por todas. Mas embora tenha uma postura educada e elegante, tem um lado brincalhão e gosta de pregar peças nos outros, sendo que muitas vezes a vítima é sua melhor amiga, Yuno.

Motomiya Matsuri (CV: Ootsubo Yuka)
Idade: 16 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 18 de Agosto
Altura: 157cm - 163cm
Tipo Sanguíneo: B
É a representante feminina do mês de Agosto. Adora fazer experimentos e inventar coisas e é considerada uma garota prodígio. Fala pouco para preservar sua energia, mas fica animada quando o assunto é algo de seu interesse, como invenções e festivais.

Asagiri Akane (CV: Fukuhara Kaori)
Idade: 16 (debut) - 20 (em 2018)
Aniversário: 11 de Setembro
Altura: 156cm - 159cm
Tipo Sanguíneo: O
É a representante feminina do mês de Setembro. Alegre e gentil, é boa em tarefas domésticas e em cuidar dos outros por estar acostumada a cuidar de seus dois irmãos mais novos, já que seus pais costumavam viajar muito por causa de suas carreiras como pesquisadores. 

Ichisaki Reina (CV: Kurosawa Tomoyo)
Idade: 14 (debut) - 18 (em 2018)
Aniversário: 3 de Outubro
Altura: 149cm - 154cm
Tipo Sanguíneo: O
É a representante feminina do mês de Outubro. É super animada e muito boa em conversar com as pessoas. Ama ler mangás e assistir animes e aprende várias coisas com esse hobby, mas tem dificuldade em acordar cedo por ficar até tarde nisso.

Tendouin Tsubaki (CV: Uesaka Sumire)
Idade: 14 (debut) - 18 (em 2018)
Aniversário: 11 de Novembro
Altura: 145cm - 149cm
Tipo Sanguíneo: AB
É a representante feminina do mês de Novembro e, apesar de ser a integrante mais nova, é a líder do Seleas. Tem um ar misterioso e imprevisível, sendo muito parecida com Shun e inclusive, também é fã de Hajime. É amiga de infância de Kurisu.

CDs e Shows

Drama CDs e Atores dos Shows

Os CDs são o principal da franquia e até agora já foram lançados mais de 70 CDs de música e mais de 120 músicas em parceria com 13 produtores/compositores diferentes. E além dos CDs de música, tem também os Drama CDs, que são CDs com histórias que mostram os personagens interagindo entre si. Muitos dos CDs de música também vêm com faixas com histórias. Com a popularidade da franquia crescendo, em Abril de 2016 aconteceu o primeiro show ao vivo, com atores interpretando as músicas de Tsukiuta e desde então já foram realizados mais 6 shows.

Anime

Imagem promocional do anime

O anime, Tsukiuta. The Animation, foi lançado em Julho de 2016, tem 13 episódios e mostra o desenvolvimento dos membros dos grupos Six Gravity e Procellarum, sendo cada episódio focado em um dos personagens e o episódio final unindo todos em um show. Os eventos que acontecem no anime correspondem aos anos de 2013 e 2014. Os grupos femininos Fluna e Seleas não chegam a ser apresentados formalmente no anime, mas tem uma pequena participação em um dos episódios.

Games

Até agora já foram lançados 3 games. O primeiro, lançado em 2015 para Android e iOS, se chama Tsukino Park e traz os personagens da Tsukino Talent Production em versões chibi e você pode jogar vários minigames com seus personagens favoritos e desbloquear roupas novas para eles.

Tsukino Park

O segundo, lançado em 2017 também para Android e iOs, se chama Tsukino Paradise e é um jogo de ritmo, em que você pode jogar com as músicas de vários grupos da Tsukino Talent Production e ir desbloqueando histórias, imagens e interações entre os personagens. Eu baixei pelo QooApp e cheguei a jogar um pouquinho, é bem legal, mas como não tenho muito tempo livre acabei parando.

Tsukino Paradise

E o último, também lançado em 2017, mas dessa vez pra PS Vita, se chama Tsukitomo. -Tsukiuta. 12 memories- e é uma visual novel que envolve apenas os personagens dos grupos Six Gravity e Procellarum e as interações entre eles.

Tsukitomo. -Tsukiuta. 12 memories-

Minhas considerações

Bom, eu conheci Tsukiuta em 2013 mesmo, através do blog onde eu baixo drama CDs, o Airavalky, e como eu adoro personificações, achei bem legal personagens que representam cada mês do ano, me lembrou um pouco Starry Sky até. Comecei a escutar as músicas e amei! As letras costumam ser muito boas, até porque são feitas por produtores de músicas de Vocaloid, e eu adoro traduzí-las, por isso você sempre vai encontrar alguma coisa de Tsukiuta aqui no blog. O meu post de tradução com mais visualizações, e também 5º post mais popular de todo o blog é uma música de Tsukiuta também, a "Genau!" (e até hoje eu tento entender porque logo essa).

Mas enfim, espero que esse post tenha situado um pouco quem se sentia meio perdido vendo as minhas traduções e espero que mais pessoas comecem a gostar um pouco das músicas de Tsukiuta também! Vou deixar aqui no fim um vídeo de uma música do anime:

 
Eu acho essa animação 3D muito boa!

Que personagem você mais gostou? São tantos né! E das músicas que eu já traduzi, tem alguma favorita?
Eu acho que os meus personagens favoritos são os dois de Maio, o Aoi e a Wakaba, mas minha música favorita até agora foi Sakura to tomo ni Kimi dake wo, de Abril.
Logo mais tem tradução nova! Até!~

Compartilhe:

4 comentários :

  1. Eu sempre fui apaixonada pelo rui pelo koi e pelo kakeru eles são meus crush forever

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante do Rui e o Ikkun kkkk eu estou fazendo uma história... Mas são com as meninas e um pouco da minha AU, está até ficando legal.
    Mas eu gosto muito do Hajime e do Shun (sou apaixonada por Garotos/garotas de cabelo branco ��)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que legal!
      Eu também tenho uma queda por personagens de cabelo branco, acho muito lindos <3
      Obrigada por comentar!
      Beijos!~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes