Otome Games - Diabolik Lovers


Olá!~
Como prometido, no post de Otome Games de hoje vou falar do polêmico Diabolik Lovers! Eu vejo um público muito dividido em relação a essa franquia, ou amam ou odeiam. Mas mesmo que você tenha visto o anime e não tenha gostado, como muita gente que eu conheço, vem dar uma lidinha porque Diabolik Lovers é muito mais que o anime. o/
Assim como fiz com Starry Sky, vou falar sobre a história do jogo, personagens, mecânicas e o que fazer pra conseguir jogar. 

Cds que originaram o jogo e, posteriormente, o anime.

Diabolik Lovers, também conhecido como DiaLover, é uma franquia da empresa Rejet em parceria com a empresa Otomate, que traz uma proposta diferente do convencional, tendo como personagens vampiros sádicos. Começou com uma série de Drama CDs (CDs com histórias) lançados entre o final de 2011 e o início de 2012 e, no final de 2012, foi lançado o primeiro jogo. A franquia fez tanto sucesso no Japão que já foram lançados 5 Otome Games (sendo que o 6º já foi confirmado), mais de 40 Drama CDs, mais de 30 CDs de música e 2 temporadas de anime. Nesse post vou focar apenas no primeiro jogo, Diabolik Lovers: Haunted Dark Bridal. 

História

Você controla Komori Yui, uma garota no segundo ano do colegial. O pai dela teve que viajar para o exterior e, por causa disso, ele manda Yui se mudar para a mansão Sakamaki, onde moram seis irmãos. O que ela não sabia é que eles eram vampiros. E vampiros bem sádicos. Agora Yui terá que aprender a conviver com eles e fazer as escolhas certas para descobrir a verdade e sobreviver.


Personagens

Komori Yui
Idade: 17 anos
Altura: 158cm
Peso: 45kg
Tipo Sanguíneo:
É a heroína do jogo. Uma garota boa e inocente. Costumava morar com seu pai, mas agora que ele viajou a trabalho, ela vai ter que morar na mansão Sakamaki. Mesmo sendo maltratada inicialmente pelos vampiros, ela responde com gentileza e otimismo, tentando entendê-los melhor. Desde que se mudou, ela percebe que seu coração anda estranho.

 

Sakamaki Shuu (CV: Toriumi Kousuke)
Idade: 19
Aniversário: 18 de Outubro
Altura: 180cm
Peso: 65kg
Tipo Sanguíneo: AB
É o primeiro filho da família Sakamaki e está no terceiro ano do colegial. Geralmente é visto dormindo em algum canto. Costuma matar aula, por isso repetiu de ano. Apesar de muito apático, ama música e sabe tocar violino e piano. Mesmo sendo o filho mais velho, ele não demonstra responsabilidade nenhuma com a casa ou com os irmãos. Gosta de provocar Yui para ver suas reações.


Sakamaki Reiji (CV: Konishi Katsuyuki)
Idade: 18
Aniversário: 29 de Agosto
Altura: 183cm
Peso: 67kg
Tipo Sanguíneo: O
É o segundo filho e está no terceiro ano. Orgulhoso, refinado e educado. Embora seja formal e calmo ao falar, suas palavras costumam ser bem ásperas. Valoriza regras e certifica-se de que elas serão cumpridas. Rígido, é ele quem mantém a casa e os irmãos em ordem. Gosta de fazer experimentos, criando poções e coleciona louças.
 


Sakamaki Ayato (CV: Midorikawa Hikaru)
Idade: 17 anos
Aniversário: 22 de Março
Altura: 174cm
Peso: 62kg
Tipo Sanguíneo: O
É o terceiro filho e está no segundo ano. Narcisista, gosta de chamar atenção e vive aprontando. Apesar de não precisar, adora comer, sendo takoyaki seu prato favorito. Não é bom em demonstrar seus sentimentos e sente ciúmes com facilidade. Gosta de colocar apelidos maldosos nas pessoas e chama Yui de "sem-peito" (o que, no anime, por algum motivo, foi traduzido como "panqueca" por alguns fansubs).


Sakamaki Kanato (CV: Kaji Yuki)
Idade: 17
Aniversário: 21 de Março
Altura: 165cm
Peso: 56kg
Tipo Sanguíneo: O
É o quarto filho e está no segundo ano. Apesar do seu jeito infantil e educado, tem uma personalidade bastante excêntrica e um humor muito (muito!) instável. Chora com facilidade e fica violento quando as coisas não acontecem do jeito que ele quer. Gosta de doces, bonecas, e está sempre com Teddy, seu ursinho de pelúcia.
 


Sakamaki Laito (CV: Hirakawa Daisuke)
Idade: 17 anos
Aniversário: 20 de Março
Altura: 174cm
Peso: 61kg
Tipo Sanguíneo: O
É o quinto filho e está no segundo ano. Costuma ser sempre sorridente e brincalhão, mas fica sério quando algo ou alguém vai contra os seus desejos. É extremamente pervertido e não tem vergonha nenhuma de demonstrar isso. Gosta de provocar Yui e chama ela de "Bitch-chan".



Sakamaki Subaru (CV: Kondo Takashi)
Idade: 16
Aniversário: 4 de Novembro
Altura: 178cm
Peso: 67kg
Tipo Sanguíneo: A
É o sexto filho e está no primeiro ano. Solitário com jeito de delinquente. Se irrita facilmente, ficando violento, e frequentemente quebra as coisas ao seu redor. Mas apesar disso, tem um lado gentil, fica envergonhado com facilidade e demonstra se preocupar com Yui.

 

Árvore genealógica pra entender essa família complicada.

Os irmãos Sakamaki são todos filhos do mesmo pai, mas com três mães diferentes. Sendo: Beatrix a mãe de Shuu e Reiji; Cordelia a mãe de Ayato, Kanato e Laito; e Christa a mãe de Subaru. E mesmo que esses irmãos convivam um com o outro, eles não se dão muito bem. Cada um é cheio de defeitos, maus hábitos e traumas e ao longo das rotas do jogo você vai descobrindo porque eles são assim e vai ajudando-os a superar isso.



Jogabilidade

O formato dele é um pouco diferente do que eu estava acostumada a ver em Otome Games, mas depois que você entende é bem simples e fácil de jogar. Começa com uma introdução mostrando a Yui chegando na mansão e apresentando os personagens. Depois disso você escolhe uma das 6 rotas. Na primeira vez que você joga, só é possível escolher entre o Ayato, o Kanato e o Laito, mas depois de terminar a rota de um deles, as outras são liberadas.


Cada rota tem 3 partes: Dark, Maniac e Ecstasy. Cada uma delas tem um prólogo, uma parte com situações, uma parte com história e um epílogo. Na parte com situações você tem que fazer escolhas que vão influenciar a sua afinidade com os personagens e na parte com história você faz escolhas que vão te levar para um lado mais sádico (cor violeta) ou mais masoquista (cor azul). Dependo dessas escolhas, você pode ter 3 finais diferentes.


São 12 CGs por personagem, a maioria com variações de expressões e movimentos. A arte tem uma atmosfera dark e uma pintura muito bonita. O design dos personagens é da ilustradora Satoi, a mesma de Ozmafia.

O jogo é originalmente para PSP, mas tem também uma versão para PSVita (V Edition).  
 

Como Jogar?

Você pode ser uma pessoa legal e comprar diretamente de sites como a Amazon ou CDJapan. Mas se você não tiver dinheiro (como eu), você pode baixar e jogar no seu PSP ou se não tiver um PSP (como eu), você pode emular. Eu usei o emulador PPSSPP no meu tablet.

O jogo é em japonês, mas existem muitas traduções para o inglês por aí e atualmente tem pessoas traduzindo para o português também, como a Taina do Otome Game Br e +. Além de traduzir, ela também fez um post ensinando a jogar.

E sobre onde baixar, como todo o Otome Game que eu baixo, eu baixei esse no forum
Anime Sharing, na parte de Otome Games & Artbooks. Tem que se cadastrar, mas é rápido e você terá acesso a vários tipos de conteúdo e a provavelmente todos os Otome Games já lançados.

Considerações Finais

Eu conheci Diabolik Lovers não com o jogo ou com o anime, mas com os Drama CDs. E apesar de estranhar um pouco no início, eu gostei bastante e assim que anunciaram o anime eu decidi começar a jogar. Foi bom porque eu pude conhecer melhor a história de cada um e entender porque eles são como são, mas como eu já disse em outros posts não é um Otome Game que eu recomendaria pra qualquer um. Se você tem a mente bem aberta, gosta de vampiros e acha que não vai ter problemas com essa temática meio sadomasoquista do jogo, então eu recomendo. Aqui a abertura do jogo, pra quem quiser ver:


Agora comentem, o que vocês acham desse jogo? Tem personagens favoritos? 
Fazendo esse post fiquei com vontade de continuar a jogar o segundo jogo, More,Blood. Se quiserem posso falar dele também quando eu terminar (mas já aviso que vai demorar...) o/

No próximo post vou falar das principais empresas de Otome Game do Japão!
Até~ 

4 comentários:

  1. Eu não sabia da história dele, que ele iniciou com dramas cds, mas por não ter muito conhecimento sobre essas coisas mesmo quando conheci ele, nem sabia do jogo so fui saber depois de jogar Hakuouki.

    Obrigada por falar do meu blog e linkar❤
    Essa abertura eu até tenho no meu celular de tanto que gosto é uma daquelas que tenho que resistir muito se eu quiser pular, eu acho ele interessante ja que na maioria dos otome games a Mc é bem tratada nele não muito...

    Os Seyuus desse jogo são tão incríveis, acho que gosto de todos, não conheço muitos trabalhos do Cv do Reije mas eu vou procurar para saber mais. Amei a postagem ainda mais porque descobri coisas que não sabia
    bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria não sabe disso. Tô pensando em fazer um post sobre drama CDs em geral.
      De nada <3
      Eu gosto bastante dessa música também. Sim, acho que ele chama atenção justamente por ser diferente.
      São mesmo! Dos 6 o que eu mais gosto é o Kaji Yuki. Alguns trabalhos do Konishi que eu lembro são o Soubi de Loveless e o America de Hetalia.
      Que bom que gostou! <3
      Beijos~

      Excluir
  2. Amei demais o blog :3
    Virei fã agora
    Conheci diabolik lovers por uma amiga, ela falou tipo " ei, olha q anime ruim, vamos ver uns eps só pra zoar" só que daí eu amei e vi toda a primeira temporada kkkk
    vou tentar jogar o jogo :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn obrigada! Que bom que gostou! <3
      Haha acontece xD Se você gostou do anime, vai gostar do jogo :3
      Boa sorte! Qualquer coisa pode chamar! o/
      Beijos~

      Excluir

Tecnologia do Blogger.