Ilustradores de Otome Games - Satoi

Olá!
Continuando com os posts sobre ilustradores, hoje vamos conhecer um pouquinho mais da Satoi, a ilustradora responsável pela arte de Diabolik Lovers, Ozmafia e outros jogos! 

Satoi (さとい) é uma ilustradora japonesa que trabalha principalmente com otome games. O primeiro otome game em que trabalhou foi Machi de Uwasa no Hakushaku-sama, em 2010, mas ela começou a ficar famosa mesmo a partir de 2012, com os drama CDs e otome games de Diabolik Lovers, que fizeram muito sucesso no Japão e têm lançamentos até hoje. Suas ilustrações são conhecidas pela textura nas pinturas, que se assemelham a aquarelas.

Personagens de Diabolik Lovers

Ela também é cofundadora da empresa Poni-Pachet, sendo responsável pelas ilustrações e character designs, enquanto Yumas, a outra cofundadora, é responsável pelas histórias. A empresa tem o lema de fazer as coisas com um passo de cada vez e seu primeiro lançamento foi Ozmafia, em 2013, que já recebeu até uma versão em inglês disponibilizada na plataforma Steam em 2016. Atualmente estão com as atividades semi-pausadas mas têm jogos em desenvolvimento com a data de lançamento ainda a definir.

Personagens de Ozmafia

Otome Games


Machi de Uwasa no Hakushaku-sama (2010 - PC)


O primeiro otome game ilustrado pela Satoi é sobre uma garota que se perde na floresta e quase morre de fome até ser salva por alguém. Para retribuir, ela vai ter que trabalhar como empregada na casa do conde, para onde foi levada. Dá pra ver que nessa época, a Satoi estava a recém começando a pintar no estilo que nós conhecemos. Se eu já não soubesse que a arte era dela, talvez não reconhecesse.


Diabolik Lovers: Haunted Dark Bridal (2012 - PSP), More,Blood (2013 - PSP), Vandead Carnival (2014 - PS Vita), Dark Fate (2015 - PS Vita), Lunatic Parade (2016 - PS Vita) e Lost Eden (2017 - PS Vita)


A série de otome games de Diabolik Lovers gira em torno de uma garota aparentemente normal que, por algumas circunstâncias, passa morar em uma mansão cheia de vampiros. E eles são bem sádicos. Esse é com certeza o trabalho mais conhecido da Satoi, até pela quantidade de títulos, e foi com esse trabalho que ela se tornou uma ilustradora famosa e reconhecida.


Ozmafia (2013 - PC)


O otome game original da empresa da Satoi apresenta uma heroína sem memórias. E pra piorar, a primeira pessoa que ela encontra quer matá-la. Ela foge e é salva pelo chefe da mafia da família OZ e vai começar sua nova vida rodeada de famílias mafiosas baseadas em personagens de autores de livros famosos. Apesar de também ter drama, esse jogo tem uma atmosfera bem mais colorida, contrastando com os outros que a Satoi tinha ilustrado até então.


Re: Birthday Song e Un: Birthday Song (2015 - PC)


São os primeiros otome games da empresa Honeybee com a arte da Satoi e ambos tratam de histórias com shinigamis, os "deuses da morte" (tradução literal) que ceifam a vida das pessoas, nesse caso, com música. O primeiro parte de um ponto de vista de uma shinigami em treinamento e o segundo de uma jovem humana prestes a encontrar a morte. A arte da Satoi combinou bem com a atmosfera leve, mas sentimental, que os dois jogos passam.


I★Chu (2015 - Android e iOS)



I★Chu não chega a ser um otome game, mas é um jogo de ritmo com idols voltado para o público feminino, então eu trouxe aqui também. Cada grupo de idols tem um ilustrador responsável e o grupo POP'N STAR, formado por garotos que se vestem de garotas, é da Satoi. Com certeza é o trabalho mais fofo dela, eu amei!


Nil Admirari no Tenbin: Teito Genwaku Kitan (2016 - PS Vita) e Kuroyuri Enyoutan (2017 - PS Vita)


Mas o melhor trabalho da Satoi, pra mim é em Nil Admirari no Tenbin. O otome game se passa em uma Era Taisho alternativa em que existem livros que afetam negativamente as pessoas que tem contato com eles. Depois de um incidente, a heroína adquiriu a capacidade de identificar esses livros e trabalhará em conjunto com grupo que tenta impedir a ocorrência desses casos. Ao meu ver, a escolha de cores ficou muito harmônica e tem tudo a ver com a Era Taisho.


Ikemen Live: Koi no Uta wo Kimi ni (2018 - Android e iOS)


Esse jogo ainda não foi lançado, por isso não encontrei muitas informações sobre ele, mas é da empresa Cybird, a mesma de Ikemen Sengoku, então deve ter uma jogabilidade parecida, com a diferença que nesse novo jogo você interage com membros de bandas de rock. Como também não saíram muitas imagens ainda, não tenho muito o que falar, mas gostei da ideia.


Capas de Livros e Light Novels


Oishii yousei no aishikata (2012), Yuurei bengoshi Sakurazawa no jiken file
(2014) e Touto nippou eshi no jiken jou teito no yoru ni hisomu tsumi (2016)


Ilustrações para Capas de CDs

CDs de Diabolik Lovers, I★Chu, entre outros

Deu pra notar que diferente da Kazuaki, a Satoi não trabalha tanto com capas de light novels, mas Diabolik Lovers realmente rende muitos trabalhos para ela. Houve rumores uns anos atrás de que ela pararia de trabalhar com Diabolik Lovers, mas até hoje ela continua, então nem comentei sobre isso. Foi super difícil encontrar informações mais específicas sobre ela, mesmo em japonês, parece ser uma pessoa bem discreta.

O blog Otome Game Br e + também tem post sobre a Satoi, não deixem de conferir!
Qual foi o seu trabalho favorito dessa ilustradora?
Até!~

Compartilhe:

3 comentários :

  1. Adorei.
    Ótimo trabalho.
    Continue com seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o traço dessa moça <3
    A culpa da minha relação de amor e ódio com Dl é toda dela.
    Tem anos que não falos de ilustradores, acho que vou tentar fazer algum de alguém do ocidente.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes