Drama CDs

Olá!~
Amanhã é Valentine's Day! E hoje vou falar sobre um assunto que eu queria falar há muito tempo: Drama CDs!! É algo que eu não vejo muitas pessoas falando sobre (pelo menos não no Brasil), então eu trago esse post para mais pessoas conhecerem!

Mas o que são Drama CDs?

Como o nome sugere, Drama CDs (ドラマCD em japonês) são simplesmente CDs com áudios que contam uma história. Sabe as rádios novelas? É algo parecido com isso, mas mais contemporâneo e mais voltado para fãs de animes, mangás e games. Os drama CDs podem ser baseados em séries já existentes, complementando a história de um anime ou dando vozes a um mangá por exemplo, ou podem ter histórias originais feitas especialmente para aqueles CDs. Também podem ser em terceira pessoa, como uma história em que você só escuta, ou em primeira pessoa, como se você fizesse parte da história e os personagens se dirigissem a você.

Seção de Drama CDs da empresa Rejet na loja Animate

Os Drama CDs fazem bastante sucesso no Japão e é muito comum lançarem Drama CDs de animes, mangás, light novels ou jogos de sucesso com histórias inéditas que complementam as existentes e, muitas vezes, as editoras procuram lançar Drama CDs de mangás só para ver se há público para um possível anime. Os CDs de músicas de bandas de anime costumam vir com mini dramas também e muitos seiyuus (dubladores japoneses) começam suas carreiras participando de Drama CDs, já que é um meio mais fácil de entrar nesse mercado do que com animes.

Por que escutar Drama CDs?

Sabe aquele anime que você terminou de assistir? Ou aquele mangá que terminou de ler? Ou ainda aquele jogo que você terminou de jogar? Dá uma sensação de "o que eu faço da minha vida agora" quando essas coisas acabam, né? Bom, essas séries todas que você pensou muito provavelmente têm Drama CDs e eles são uma boa forma de não deixar que essas histórias acabem e continuar a curti-las por mais um pouquinho. Se você curte a voz de algum seiyuu, é uma ótima forma de ouvir mais a voz dele.

Drama CDs de Free, Kuroshitsuji e Steins;Gate

Quer outro motivo? Se você sonha em aprender japonês de verdade, ouvir japoneses falando é muito importante, então Drama CDs são uma ótima oportunidade! Eu sempre acerto as questões de áudio nas provas de proficiência (atualmente tenho o nível 3, de 5 níveis de proficiência em japonês) e com certeza ouvir drama CDs me ajudou muito, talvez até mais que os Otome Games. Aprendi muitas palavras novas, muitas vezes sem nem precisar olhar no dicionário, porque às vezes só pelo contexto já se entende o significado. Então se você tem um mínimo de conhecimento em japonês, por menor que seja, e quer aprender mais, eu recomendo muito.

Hoje em dia não escuto tanto por causa da falta de tempo (apesar de que fazer esse post já está me impulsionando a voltar), mas antes de entrar na faculdade, quando eu tinha tempo livre (entre 2012 e 2013) eu escutava Drama CDs quase todos os dias e, de acordo com uma lista (incompleta) que tenho aqui, já escutei mais de 250. Então já que são tantos e faz tanto tempo fica até difícil recomendar alguns, mas vou me esforçar e citar alguns exemplos, a maioria dessa época em que eu escutava mais, dentro dos principais tipos de Drama CDs, tem pra todos os gostos:

Drama CDs Convencionais

Esses são aqueles que são em terceira pessoa e apenas contam uma história, como se fosse um anime, mas só com áudio. Considero o melhor tipo pra começar, porque a maioria é baseado em séries já existentes, então basta escolher um título que você já conheça. Baseado em anime, eu gostava muito de escutar os Drama CDs de Kuroko no Basket, eram bem divertidos e traziam histórias inéditas.

Baseados em otome games, eu gostava de ouvir os mini dramas de Uta no Prince-sama, que costumam vir nos CDs de música e geralmente mostram como aquela música teria sido pensada pelos personagens, e também gostava dos drama CDs de Starry Sky, principalmente os que envolviam todos os personagens, para ver (ou melhor, ouvir) personagens que normalmente não interagiriam nos jogos, já que estavam em jogos diferentes. 

E baseado em mangá, lembro que quando eu terminei de ler Black Bird, um mangá lançado aqui pela Panini e que eu gostava bastante, eu queria muito que tivesse um anime e assim acabei encontrando o Drama CD no Youtube. Era a mesma história do início do mangá, como se ele estivesse sendo lido em voz alta, mas foi muito legal ouvir, parecia que os personagens ganhavam vida mesmo.

Drama CDs de Kuroko no Basket, Starry Sky e Black Bird

BLCDs

Essa é pras fujoshis. Pra quem não sabe, BL significa Boys Love e no Japão é o termo mais usado para se referir ao que nós aqui no ocidente comumente chamamos de Yaoi e ele engloba tanto o Yaoi quanto o Shounen-ai. É bem raro mangás BL virarem anime, mas a maioria vira Drama CD, então tem muuuitos baseados em séries existentes e muitas vezes eles são para maiores de 18 anos. Eu nunca escutei BLCDs (não sei porque, já que eu gosto de BL), então só vou deixar algumas imagens aqui para exemplificar.

Drama CDs de Sekaiichi Hatsukoi, Ten Count e Danshi Koukousei Hajimete no

Otome CDs

Agora chegamos onde eu queria chegar! Eu criei esse post principalmente por causa dos Otome CDs! Esses CDs são em primeira pessoa e é como se você estivesse em um Otome Game mesmo. Muitas vezes eles são gravados com Dummy Head Mic (DHM), que é um microfone em forma de uma cabeça humana com ouvidos bem realistas, então quando se grava um áudio com esse tipo de microfone é como se o áudio fosse 3D e, em CDs que são em primeira pessoa, isso se torna muito mais imersivo.

Seiyuus Sakurai Takahiro e Ono Daisuke com microfones DHM

Aqui uma mostrinha de voz gravada com Dummy Head Mic, escute com fones de ouvido pra sentir a diferença (tem até legenda em inglês esse vídeo):



Existem de todos os tipos, desde os fofos e engraçados aos mais apimentados, e tem até alguns que são para ajudar a relaxar e dormir melhor. Normalmente os Otome CDs são séries originais, mas muitas vezes são baseados em otome games também, complementando a história com cada personagem. A empresa Honeybee sempre lança depois de cada jogo CDs para cada personagem e é bem legal de ouvir depois de jogar.

Drama CDs de jogos da Honeybee, Ayakashi Gohan, Re:Birthday Song e Dynamic Chord

A empresa Rejet é muito famosa pelos seus Otome CDs originais e inclusive Diabolik Lovers, a franquia mais famosa da empresa, começou com Otome CDs. Aliás, o meu primeiro Drama CD foi o Vol.3 de Diabolik Lovers, o CD do Kanato. Sim, eu comecei da pior forma possível, mas foi tão incrível pra mim ouvir o seiyuu Kaji Yuki (que eu já era fã na época), gritando, chorando e sendo fofo tudo num mesmo CD, e em 3D, que eu fui atrás de mais. Outros CDs da Rejet que eu ouvi e gostei foram Seventh Heaven, que era sobre shinigamis (anjos da morte) e eles cantavam (em 3D) no final de cada CD, e Yuugen Romantica, que era sobre youkais disfarçados de humanos em uma escola. Tem vários outros mais recentes de sucesso que eu não conheço tão bem também.

Drama CDs da Rejet, Diabolik Lovers, Seventh Heaven e Yuugen Romantica

Mais alguns originais, de outras empresas, que eu lembro que gostei muito são Kindan Vampire, que é sobre vampiros, com um estilo mais vitoriano e, apesar do tom dark, mais romântico do que Diabolik Lovers e também vinha com músicas lindas no final de cada CD. Outro, um pouco mais antigo, que eu adorava era Ouritsu Ouji Gakuen, que era sobre uma escola para príncipes e cada personagem era baseado em algum conto de fadas. Mais um que eu achava legal era Anata wo Misshitsu de Torishirabe, que é sobre policiais e a maior parte ocorre em sala de interrogatório, com um clima mais investigativo.

Drama CDs Kindan Kyuketsuki, Ouritsu Ouji Gakuen e Anata wo Misshitsu de Torishirabe

E tem ainda os Otome CDs R18 ( ͡° ͜ʖ ͡°), para maiores de 18 anos, e portanto com situações mais picantes. Como eu sou uma pessoa comportada, eu realmente esperei até completar 18 anos para começar a ouvir esse tipo de CD e, se for pra recomendar uma empresa, sem dúvida eu escolheria a Milky Chain, porque os CDs dela tem histórias bem legais e envolventes, então não é só putaria.

Drama CDs da Milky Chain, Sweets Blossom, Tsujisaki Gakuen Seitokai no Himitsu e Enemy Coupling

Onde baixar?

Eu comecei baixando no site Hikari no Akari, que é onde eu baixo a maioria das minhas OST de anime. Eles têm alguns Drama CDs famosos, inclusive alguns voltados para o público masculino, que eu não cheguei a abordar muito aqui, porque não é meu foco.

Mas a Meca de Downloads de Drama CDs pro público feminino (principalmente BLCDs e Otome CDs) é o blog Airavalky, que é um blog fechado (porque se fosse aberto os links nem funcionavam mais), mas basta se cadastrar que você já tem acesso a toda enorme variedade de Drama CDs que tem lá.

Tradução

Pra quem não quer arriscar simplesmente ouvir em japonês sem uma base, tá cheio de tradução de Otome CDs por aí, se não for algo que acabou de lançar, é só pesquisar o título e escrever translation que vai aparecer alguma coisa. Infelizmente é tudo em inglês e, me corrijam se eu estiver errada, mas não conheço ninguém que traduza para o português. Na verdade, quando eu já tinha terminado de escrever esse post encontrei por acaso o canal da Ringo-chan no YouTube e ela traduz algumas faixas de Drama CD, e apesar de não ter tanta coisa ainda porque o canal é novo, fiquei bem feliz de encontrar! MAS, se houver interesse por parte dos leitores daqui também, eu me proponho a traduzir alguns Drama CDs, basta ir na seção de pedidos aqui no blog e fazer o seu pedido!

(EDIT: o canal da Ringo-chan foi excluído, infelizmente. Mas a minha predisposição pra traduzir drama CDs continua, é só não postar vídeos mesmo)

É isso, o post ficou meio longo, mas eu precisava falar de tudo isso. Espero que tenham gostado e quem sabe até se interessado em começar a ouvir! 
Pra quem já ouvia, estou aceitando sugestões de coisas mais recentes! E pra quem quer começar, se precisar de alguma ajuda, estamos aí. o/
Até!~

Compartilhe:

6 comentários :

  1. Adorei o site que recomendou achei já umas coisas que vou baixar por lá.

    Os Drama cds que eu gostaria muito de ouvir seria os dos jogos que eu joguei, em particular os da Honey bee, eu gostei muito deles seria bem legal ouvir o Drama cd do Un:birthday e do Re:birthday e dos outros também.

    Fora isso eu ouvi algumas faixas do Tokimeki no Youtube e de Dl mesmo acho que era até do Blood Buquet. Tem uns que realmente pegam meu interesse, quando tiver tempo vou aproveitar e ouvir, também pra melhorar e aprender mais e mais japonês
    Postagem super incrível, porque embora eu já tinha uma noção do que eles eram, nada melhor do que aprender mais e ter certeza do que são. Falando nisso vai até sair um de uma história bem intrigante, ta até no kickstarter, um coisa mais de mistério de um apartamento e um casal, algo assim.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, esse site é maravilhoso mesmo! <3
      Tenho uns da Honeybee pra ouvir ainda também. Tenho que voltar a ouvir pra me atualizar também e poder recomendar coisas mais recentes.
      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado! <3
      Qual o nome dessa história? Fiquei curiosa.
      Beijos~

      Excluir
  2. Uma pena o canal da Ringo chan ter sido excluído >\\\<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi excluído? Ando meio ausente por causa da faculdade, não sabia! Que pena D:
      Talvez por questões de direitos autorais, no Japão são bem chatos com isso... Mas é uma pena mesmo. Obrigada por avisar!

      Excluir
  3. Aaaaaa ameii essas recomendações 🤧💖 obrigada!!


    Queria muito ouvir um cd drama de Carnelian Blood, mas não encontro em lugar nenhum o áudio :( pelo menos já li a tradução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! <3
      Não conhecia Carnelian Blood, parece legal! Dei uma pesquisada rápida nos sites que conheço e achei alguns CDs no hikarinoakariost. Pesquisa esse nome no google e depois busca Carnelian no site. Espero que ajude!
      Beijos e obrigada por comentar!~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes