Otome Games - Amnesia: Memories

Olá!
Eu finalmente terminei de jogar o Amnesia: Memories, que comprei no Steam em 2015! Então, continuando com as resenhas de Otome Games, que eu não faço há muito tempo, hoje vou falar um pouquinho sobre a história desse jogo, os personagens, a jogabilidade e fazer minhas considerações finais.

Amnesia: Memories é a versão em inglês do jogo Amnesia, lançado em 2011 no Japão pela Otomate. O jogo fez bastante sucesso e ganhou dois fandisks, Amnesia Later em 2012 e Amnesia Crowd em 2013, e uma sequência, Amnesia World, em 2014. Também ganhou um anime em 2013. Em 2015 a Otomate resolveu apostar no ocidente e desde então o jogo está disponível para compra na plataforma Steam.

Ficha Técnica

Plataforma: PC (também disponível em Android, iOS e PSVita)
Ano de Lançamento: 2015
Classificação: 12 anos
Idioma: Inglês (tradução para português em breve pelo Otome Games Traduções!)
Desenvolvedor: Otomate
Interesses amorosos: 5
Tempo de jogo: de 10 a 30 horas

História

Dia 1º de Agosto a heroína simplesmente acorda sem memórias. Diante dela, aparece Orion, um espírito que tentará ajudá-la a recuperar suas memórias. Eles procuram pistas sobre a vida da heroína, até encontrar seu celular, cuja a tela exibia um nome desconhecido para ela. Ela terá que encontrar "ele", seu provável namorado, cujo nome e rosto ela não lembra. Sem saber em quem pode confiar, a heroína terá que proceder de forma que não percebam sua falta de memória e ao mesmo tempo interagir com as pessoas para tentar recuperá-las.

Personagens



Heroine
Idade: 19 anos
Uma universitária que mora sozinha e trabalha em meio período como maid. Você decide o nome dela e como ela vai agir diante da sua falta de memórias.


Shin (CV: Kakihara Tetsuya) 
"Você está sempre fazendo coisas arriscadas. Eu vou proteger você, então fique perto."
Idade: 18 anos
Aniversário: 30 de Novembro
Altura: 179 cm
Tipo Sanguíneo: A 
Amigo de infância da heroína e de Toma. Está no terceiro ano do ensino médio e estudando bastante para entrar na universidade. É reservado e frio às vezes mas se preocupa muito com a heroína.

Ikki (CV: Taniyama Kishou)
"Agora, como eu devo fazer para você se encantar por mim?"
Idade: 22 anos
Aniversário: 1º de Junho
Altura: 182 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Um estudante universitário com uma estranha condição que faz as mulheres que olharem em seus olhos se apaixonarem, por isso está sempre cercado de garotas e tem até um fanclub. Tem um grande interesse na heroína porque seus olhos não funcionam nela.

Kent (CV: Ishida Akira)
"Eu pareço estar nutrindo uma emoção próxima do que chamam de sentimentos amorosos."
Idade: 25 anos
Aniversário: 23 de Setembro
Altura: 190 cm
Tipo Sanguíneo: B
É um graduado em matemática e melhor amigo de Ikki. Muito inteligente e um pouco insensível às vezes, ele acredita que tudo pode ser resolvido com lógica. Gosta de fazer problemas matemáticos e observar as coisas.

Toma (CV: Hino Satoshi)
"Se alguma coisa assustadora acontecer, só me chame. Eu vou proteger você."
Idade: 20 anos
Aniversário: 12 de Abril
Altura: 181 cm
Tipo Sanguíneo: B
Estudante universitário e amigo de infância da heroína e de Shin. É amigável e protetor e é como um irmão mais velho para os dois. Se preocupa muito com a heroína e faria tudo o que achasse necessário para protegê-la. 

Ukyo (CV: Miyata Kouki)
"Eu não lembro quantas vezes nós nos encontramos, ou quantas vezes nós nos separamos, mas agora, mesmo agora, eu te amo."
Idade: 24 anos
Aniversário: 3 de Março
Altura: 185 cm
Tipo Sanguíneo: O
Um homem estranho e misterioso. Aparece do nada, dando avisos à heroína, e some. Não está claro se ele quer ajudá-la ou prejudicá-la.


Cada personagem está associado a um naipe de cartas, sendo Shin Copas, Ikki Espadas, Kent Paus, Toma Ouros e Ukyo Coringa.

Jogabilidade

No início do jogo você escolhe um dos naipes listados acima e isso determinará para qual rota você vai. As personalidades e o passado dos personagens variam um pouco conforme a rota. A heroína tem um mês para recuperar suas memórias e você tem que fazer as escolhas certas no decorrer do jogo para que isso aconteça. Para cada rota, há um final bom, um final normal e dois ou três finais ruins. A rota do Ukyo só é liberada depois que você jogar todas as outras.


No menu há três parâmetros que são afetados pelas suas escolhas. O primeiro é Affection (Afeição) e quanto maior ele for, mais chances de conseguir um final bom. O segundo é Trust (Confiança), que cresce a medida em que o relacionamento entre ela e o namorado melhora. E o último é Suspicion (Suspeita), que aumenta toda vez que o namorado suspeita que ela tenha perdido a memória.


São cerca de 20 CGs por personagem, alguns com variações de movimento e expressões. A arte é linda e é de Hanamura Mai. Tem uma atmosfera de fantasia, mesmo se passando no presente, em uma versão alternativa do bairro de Ikebukuro. Os cenários são simples e monocromáticos, fazendo com que o foco fique mesmo nos personagens, que têm um visual bem chamativo e estiloso.

O jogo tem também mini games em que você pode jogar com cada personagem, sendo um pedra, papel e tesoura e o outro air-hockey. E como a maioria dos jogos do Steam, tem sistema de conquistas.


Considerações Finais

Eu joguei Amnesia pela primeira vez em japonês, em 2012 mais ou menos, mas só tinha feito a rota do Toma e um pedacinho da do Kent. Fiquei muito feliz quando o jogo saiu em inglês e em uma das primeiras promoções comprei! O jogo acabou sendo muito melhor do que eu esperava! A rota do Shin foi bem legal, com um clima mais investigativo; a rota do Ikki foi a que eu mais demorei pra jogar, porque não curti muito no início, mas no final foi boa; a rota do Kent me divertiu muito e foi ótimo ouvir a voz do Ishida Akira; a rota do do Toma foi... é... como eu lembrava que era; e a rota do Ukyo foi ótima, explicando o porquê de tudo. Eu recomendo muito o jogo e gostaria muito que mais pessoas comprassem em vez de baixar de outros sites, já que esse jogo está disponível no Steam, é facinho de comprar e volta e meia tem promoções de uns 90% de desconto. Assim, quem sabe a Otomate não traz mais jogos pra nós, né? 
Por fim, deixo aqui a abertura do jogo.


Essa foi a minha resenha de Amnesia: Memories! Você já conhecia o jogo? Qual personagem gostou mais?
Até logo!

Compartilhe:

4 comentários :

  1. Toma sendo Toma kkkk
    Eu gosto no geral de todo mundo nesse jogo, mas certos personagens me apertam o coração na rota verdadeira, o que menos teve apelo na rota foi o Kent, eu confesso que a culpa e dos cálculos deles, pior que curto quem é bom de matemática mas não me dê problemas por favor, falando serio acho que porque a rota dele foi mais tranquila o mistério era mais só sobre as memorias da Mc, não tinha nenhuma outra coisa envolvida. a do Shin foi um máximo, cheio de investigação e tsunderisses quem não gosta? Ikki foi bem louco eu ria mais das absurdezes que ele falava e nunca vou esquecer aquela mascara. Ukyo é meu top favorito, e Toma eu gosto dele também fazer o que, bem pelo menos ele teve uma boa causa, podia ter agido melhor, ainda acho isso, sem levar em conta as ações nele em outras rotas porque se não ai já viu, acho que fiz a rota do Shin antes da dele então já esperava por algo drástico.

    Enfim eu amo esse jogo que vivo jogando de novo, acho que ele e Ayakashi gohan sempre vou ter no pc. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim kkkk
      A rota do Kent eu curti bastante, claro que ter meu seiyuu favorito fazendo a voz dele influenciou, mas por não ter tantas dificuldades quanto as outras acabou sendo mais leve e divertida pra mim e eu até fiz os cálculos matemáticos! xD
      A do Shin foi muito boa mesmo, ela me deu ânimo pra terminar o jogo. O Ikki é legal, mas não é o meu tipo, então não curti tanto, e aquele fã clube dele me dava nos nervos! A do Toma foi a primeira que eu fiz quando joguei em japonês e talvez por isso eu não tenha terminado o jogo na época! xD Mas eu gosto de personagens tipo onii-san, então apesar de não gostar das atitudes dele não consigo odiá-lo. Ukyo nem comento, a rota dele foi emocionante e esclarecedora.

      Agora eu posso dizer que amo também! <3
      Vou continuar com ele no pc até as traduções ficarem prontas :3
      Beijos~

      Excluir
  2. você disse que tem gente baixando ilegalmente??? Não pode, que absurdo! Manda o link pra eu denunciar, que esse pessoal não tem jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um absurdo também! É tão facinho comprar na Steam, né?
      Não lembro mais onde vi, faz muito tempo, mas espero que tenham tirado do ar já.
      Obrigada por comentar! Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes