15º dia - Jingzhou e os Três Reinos


Olá!!
Este 15º dia da viagem que eu e meu irmão realizamos à China, no final de 2018. Nesse dia fomos na pequena cidade de Jingzhou, uma cidade histórica construída no período dos Três Reinos (220-280). Continue lendo e descubra um pedacinho da história da China nessa postagem.

28 de dezembro, sexta-feira

Os Três Reinos

Antes de começar s falar sobre o dia, acho importante eu falar brevemente sobre esse período histórico, já que foi o motivo de nós termos ido nessa cidade, que normalmente não é tão visitada por estrangeiros. O período dos Três Reinos, como o nome já diz, é um período em que a China estava dividida em três territórios, Wei, Shu, e Wu. Mas não era uma divisão estável porque o tempo todo eles estavam brigando para aumentar o território e foi uma época marcada por muitos conflitos militares e políticos e, justamente por isso, essa época virou material para muitas produções, como livros, óperas, doramas e jogos. O mais famoso é o Romance dos Três Reinos, um romance histórico escrito no século XIV que narra os eventos turbulentos do período e também do final do período anterior (Dinastia Han) indo de 169 a 280, sendo uma das obras mais famosas da literatura chinesa.

Mapa da China no período dos Três Reinos

Um dos primeiros contatos do meu irmão com a história foi através do jogo Dynasty Warriors 6 e pra mim foi o otome game Juuza Engi ~Engetsu Sangokuden~ (sim, tem até otome game sobre os Três Reinos!) e anos depois nós também vimos juntos um dos doramas (o de 2010), que era muito bom, e meu irmão até comprou o romance pra ler também. Então é uma parte da história da China que nós dois temos bastante interesse.

Game Dynasty Warrior 6, otome game Juuza Engi e dorama dos Três Reinos

Sobre Jingzhou, ela ficava em um ponto estratégico entre os reinos e fazia parte do Reino de Shu, governado por Liu Bei. Liu Bei deixou a cidade sob os cuidados de um de seus mais fortes generais, o famoso Guan Yu (já falei dele aqui antes no e dia). Liu Bei e Guan Yu, junto com Zhang Fei, outro general, eram irmãos de juramento e talvez o trio mais carismático dos três reinos. Zhang Fei era um cara mais simples, bruto e impulsivo, Guan Yu era um pouco mais calmo e bem orgulhoso, mas muito leal, e Liu Bei era o irmão mais velho deles, um homem bom e justo sempre os guiando pelo caminho que ele acreditava. Mas entre 219-220, Sun Quan, que governava o o Reino de Wu, comandou um ataque contra a cidade de Jingzhou que resultou na morte do general Guan Yu. Então foi uma cidade bem importante pra alguns dos nossos personagens favoritos desse período e por isso (e por outro motivo que eu vou deixar mais pro final do post) é que nós decidimos visitar essa cidade.

Templo Xuanmiao

Agora sim, falando sobre o nosso dia, começamos saindo de Wuhan por volta das 7h pra um bate e volta em Jingzhou. Chegamos na cidade umas 8h40 e pegamos um táxi para ir primeiro no Templo Xuanmiao. Chegamos lá e estava nevando! Era bem fraquinho, mas foi a primeira vez que vimos neve na China. Xuanmiao é um templo taoísta construído originalmente na dinastia Tang (618-906), mas foi destruído em batalhas e reconstruído anos mais tarde. A área do templo era bem grande e como era cedo e estava nevando só tinha nós e as pessoas que trabalhavam lá. Logo na entrada tinha um arco com vários cata-ventos coloridos pendurados e como tinha vento eles giravam bastante. Além disso, tinha uma parte com lago e pavilhões muito bonitos, foi uma visita muito relaxante. 

Entrada do Templo
Arco com cata-ventos

Incensário
Lago com pavilhões no meio

Pavilhões em volta do lago


Museu de Jingzhou e Parque Sanguo

Saindo de lá, pegamos outro táxi para o Museu de Jingzhou. Ele tinha uma escadaria na frente e tínhamos que subir bem devagar porque o chão estava escorregadio com a neve. Era um museu pequeno comparado com outros que já tínhamos ido, mas foi bem legal visitar pra conhecer um pouco mais da história e das relíquias da cidade. Como não tinha muita gente além de nós, não ficamos tirando fotos lá dentro pra não parecer desrespeitoso.

Museu de Jingzhou


Pertinho do museu ficava o Parque Sanguo. Sanguo em chinês significa Três Reinos, era pequeno parque com o nome homenageando o período. Na entrada, tinha uma estátua bem bonita dos três irmãos, Zhang Fei, Guan Yu e Liu Bei. E no interior do parque tinha um lago bem grande, muitas árvores em volta e alguns pavilhões. Nós paramos um pouquinho pra admirar a vista e descansar as pernas.

Da esquerda para direita, Zhang Fei, Liu Bei e Guan Yu
Parque Sanguo



Templo Guandi Miao

Depois nós pegamos um táxi pra uma parte da cidade com algumas lojinhas e restaurantes e fizemos um almoço rápido em um restaurante pequeno. Fomos então no templo taoísta Guandi Miao, um dos vários templos dedicados a Guan Yu, que é considerado um deus da guerra. No caminho, uma mulher nos abordou perguntando de onde éramos e na entrada do templo, enquanto estávamos tirando fotos, fomos abordados por um senhor muito estiloso e simpático que pediu pra tirarmos uma foto dele. Ele foi bem legal com a gente apesar de não entendermos algumas coisas que ele falava. O templo em si era pequeno, mas era bem bonito e tinha algumas estátuas do Guan Yu espalhadas.

O senhor que veio falar com a gente
Templo Guandi Miao
Estátua do Guan Yu


Muralha da Cidade e Estátua do Guan Yu

Saindo de lá, fizemos uma caminhadinha até uma das muralhas da cidade. Era engraçado que as pessoas ficavam nos olhando bastante porque não é tão comum turistas estrangeiros visitarem essa cidade. Tiramos algumas fotos da muralha e caminhamos mais um tanto ao longo do rio que cruzava a cidade em direção ao principal motivo de termos ido nessa cidade.

Torre de vigia na muralha da cidade
Outro lado da torre


Quando nós estávamos planejando nossa viagem, nos deparamos com uma notícia de que tinha sido construída uma estátua majestosa de 58 metros do Guan Yu em Jingzhou e nós só pensamos: "Temos que ir!" Infelizmente, na época estavam construindo coisas ali em volta da estátua e nós não conseguimos chegar muito perto, mas ainda assim valeu à pena, era muito bonita. Pesquisando hoje, descobri que parece que deu uns problemas em 2020 com relação à construção da estátua, que não podia ter sido feita ali porque é paisagem histórica e parece que vão ter que realocar a estátua pra outro lugar. Seja onde for, espero visitar de novo da próxima vez que for a China.

Estátua do Guan Yu

Depois disso, caminhamos até a estação de Jingzhou e encerramos o dia cedo, porque cansamos de tanto caminhar no frio. Jantamos num restaurante na estação Hankou de Wuhan, onde dava pra escolher todos os ingredientes da sopa.

Minha sopa


Espero que tenham gostado e não tenham achado muito chato a parte de história haha, eu tentei resumir o máximo que pude.
Até a próxima!

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Achei muito interessante a história dos "Três Reinos" e fiquei curiosa para pesquisar por mais. Todos os lugares são lindos, mas a estátua de Guan Yu é realmente impressionante :o Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jana! Que bom que achou legal a história! Eu recomendo muito aquele dorama pra saber mais sobre!
      Né? Mesmo eu não conseguindo chegar muito perto, foi muito lindo de ver essa estátua! Essa cidade foi muito legal de visitar ^^
      Mês que vem tem mais! Obrigada por sempre acompanhar! <3
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes