2º dia - Muitos Museus em Shanghai

Olá!
Esse é o segundo dia da viagem que eu e meu irmão realizamos à China! E nesse dia nós fomos conhecer mais alguns museus super interessantes da cidade de Shanghai! 

15 de Dezembro, Sábado

Museu de Artes Marciais

O primeiro museu do dia era o das Artes Marciais, que ficava na Universidade de Esportes de Shanghai. Pegamos o metrô cedo e já havia um certo movimento. Descemos na estação de Nenjiang e depois caminhamos até o museu. Nós tivemos um pouco de dificuldade para encontrá-lo porque não sabíamos que ele era dentro da universidade e, como era sábado, os portões dela estavam fechados e havia pouco movimento. Nós tentamos falar com a pessoa de vigia no portão para pedir informações, mas ele fez de conta que não nos ouviu. Felizmente, meu irmão soltou palavras em chinês bem ensaiadas e em bom tom e a pessoa finalmente nos apontou a entrada do museu.

Metrô

Entrada do Museu

Logo no hall de entrada, havia uma estátua de um personagem histórico que nós admiramos bastante, o Guan Yu, um importante guerreiro do período dos Três Reinos (220-280 d.C), que chegou a ser deificado anos depois. Em seguida, havia uma sala circular com um pilar e uma parede ornamentados com esculturas de diferentes guerreiros, além de diversas armas tradicionais em exposição. As demais salas contavam a história das principais artes marciais chinesas e sua evolução. Era um museu bem pequeno, mas interessante para quem gosta do assunto.

Estátua do Guan Yu

Sala circular

Armaduras antigas

Miniatura de lutadores de artes marciais

Escola de artes marciais

Escola de artes marciais


Museu de Planejamento Urbano

Voltamos para o centro da cidade e dessa vez fomos no Museu de Planejamento Urbano. Pelo nome parece algo meio estranho e até chato, mas, nossa, foi um dos museus mais legais que visitamos. A primeira parte do museu contava um pouco da história da cidade, com fotos antigas, vídeos e miniaturas. Depois, começava a parte de planejamento urbano de fato, com várias salas dividas por áreas como transporte, meio ambiente, tecnologia, etc, e explicações de como essas áreas foram pensadas dentro do planejamento da cidade, tudo de forma bem atrativa, com muitas fotos, infográficos e interatividade.

Monumento com principais pontos turísticos da cidade, na entrada do museu

Eu tirando foto de uma miniatura da cidade na entrada do museu

Informações geológicas da cidade

Planejamento urbano

Planejamento de transporte

Área interativa onda dava pra dirigir pela cidade

Área focada na tecnologia

Parede com códigos QR, o método de pagamento mais comum na China

A parte que mais chamava atenção no museu era uma grande sala com uma miniatura em escala 1:500 da cidade. Era super detalhado e foi muito legal de ver porque, no dia anterior, nós já tínhamos avistado a cidade de cima, da Torre Pérola Oriental, e agora podíamos ver de outros ângulos essa cidade tão bonita. Outra experiência legal no museu foi uma sala circular com projeções por todas as paredes simulando um passeio aéreo pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos. Era uma verdadeira experiência 3D sem precisar de óculos 3D para isso. Foi muito incrível.

Painel com foto noturna da cidade

Painel com foto da cidade

Fotos da cidade

Fotos da cidade

Fotos da cidade

Miniatura da cidade

Miniatura da cidade vista de cima

Parque do Povo

Saindo do museu, fomos no Parque do Povo, que era ao lado, especialmente para ver um evento que acontece todos os fins de semana nesse parque: o mercado de casamento! São centenas de senhores e senhoras que escrevem informações sobre seus filhos em papéis e ficam lá no parque tentando negociar casamentos. Muitos desses papéis são colocados sobre guarda-chuvas de diferentes estilos pra chamar atenção. Eles contém informações como idade dos filhos, profissão, signo, medidas, educação que tiveram, hobbies e personalidade. Interessante que foram poucos que nós vimos que tinham fotos, a maioria tinha só texto.

Parque do Povo visto do topo do Museu de Planejamento Urbano

Parque do Povo

Guarda-chuvas do mercado de casamento

Estava bem movimentado lá, mesmo com o dia nublado e frio que fazia. Na maioria dos guarda-chuvas, tinha senhores e senhoras esperando uma negociação, mas também tinha muitos papéis simplesmente deixados pelas escadas do parque com as informações dos pretendentes e números pra contato. Era curioso ver tanta gente em pleno século XXI tentando arranjar casamentos para os filhos, mas ao mesmo tempo era bem legal de ver aqueles vários guarda-chuvas coloridos pelo parque e era divertido ficar tentando ler as informações também.

Movimento no mercado de casamento

Papéis nas escadas

Guarda-chuvas pelo parque


Almoço e Mudança de Planos

Nosso almoço foi num shopping subterrâneo que descobrimos super por acaso, enquanto tentávamos encontrar a entrada do Museu de Planejamento Urbano. O shopping, chamado Hong Kong Shopping Centre, tinha várias opções de comida e muitas lojas legais também. Nós comemos num restaurante de sopas com macarrão chinês cujo o atendente nos recebeu bem simpático e até falou em inglês com a gente. Eu pedi um prato de sopa com macarrão e carne, que vinha ainda com porco empanado. O meu irmão queria pedir um com frango, mas o atendente falou pra ele que esse prato era muito picante, então ele pegou um menos picante. 

Nossas sopas

Foi a partir daí que nós começamos a conhecer o gostinho das comidas locais. O meu prato não era picante mas a sopa tinha um gosto muito diferente do que eu estava acostumada, era coentro. E o meu porco empanado era super picante, bem diferente dos que eu comia no Japão. Mas a sopa do meu irmão era a coisa mais picante de todas, chegava a ser vermelha! Isso que não era a mais picante do cardápio, que ele pretendia escolher antes. Saímos de lá bem aquecidos por dentro, tanto pela sopa quente, quanto pela pimenta. Queríamos ainda ter ido no Museu de Shanghai, que era ali perto também, mas quando chegamos, tinha uma fila enorme pra entrar e nós não tínhamos tempo pra ficar em fila, então fomos pra próxima atração do dia.

Jardim em frente ao Museu de Shanghai

Museu de Arte

Fomos no Museu de Arte de Shanghai, também conhecido como China Art Palace. Só o prédio do museu em si já é uma obra de arte! Era como uma pirâmide vermelha de ponta cabeça, muito impressionante de ver de perto. Entrando nele, nós subimos escadas rolantes enormes pra chegar nas exposições. Lá, tinha desde pinturas antigas feitas em pergaminhos, a pinturas realistas do século XIX, e a pinturas contemporâneas. Também tinha até algumas esculturas.

China Art Palace

Pinturas tradicionais

Pinturas tradicionais

Pinturas realistas do século XIX

Esculturas

Arte com recortes para teatro de sombras

Arte contemporânea com crítica às guerras

Pintura baseada em foto do julgamento do Japão após a Segunda Guerra

Saindo de lá, nós fomos em direção à estação de metrô pra voltar pro hotel, mas no caminho, vimos várias pessoas com sacolas com personagens com traços de anime e pensamos: "Tem alguma coisa muito legal acontecendo aqui perto!" Analisando melhor as sacolas, percebemos que se tratava de um evento de boardgame. Meu irmão adora boardgame, então nós resolvemos procurar de onde essas pessoas estavam saindo. Foi uma verdadeira aventura! Fomos seguindo os rastros das pessoas que estavam com sacolas, passamos por um shopping subterrâneo, saímos pra rua de novo e realmente encontramos o lugar do evento! 

Shopping por onde passamos para chegar no local do evento

Mas, quando chegamos lá, já estava fechando, então não deu pra entrar. Em compensação, foi bem divertido, parecíamos detetives seguindo pistas e na volta ainda encontramos alguns cosplayers no trem. Chegando perto do hotel ainda passeamos um pouco pela Rua Nanjing e nossa janta foi num dos shoppings da região. Felizmente dessa vez não era algo tão apimentado.

Cosplayer de Inuyasha no trem

Janta com porco agridoce e arroz com legumes

Esse dia foi muito divertido! Qual museu você ficou com mais vontade de visitar?
O próximo dia tem mais Shanghai! Até!

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes