Kageki Shoujo e o Takarazuka Revue


Oláá!~
Meu sumiço no mês de julho e agosto foi porque eu peguei um freelance, além do meu trabalho de 8h, então tinha dias que eu estava trabalhando umas 10h, e aí sem condições de escrever... mas, o freela acabou! 

Então voltei e quis trazer hoje um post sobre um anime desta temporada que estou assistindo: Kageki Shoujo! E aproveitando que recentemente o Takarazuka esteve presente no encerramento das Olimpíadas cantando o hino do Japão, vou falar um pouquinho mais desse teatro aqui e o que ele tem a ver com esse anime. Continue lendo pra saber mais!

O Anime

Kageki Shoujo é um anime que estreou em julho deste ano e conta com duas protagonistas, Ai e Sarasa, que acabaram de entrar na disputadíssima Escola Kouka de Artes Musicais e Teatrais com o objetivo de performar na famosa Trupe de Teatro Kouka, que é formada somente por mulheres. Ai é uma garota que chama atenção por sua beleza, mas é mais séria e fechada. Ela foi forçada a se graduar de seu grupo idol JPX48 (inspirado no AKB48) depois de um incidente com um fã e vê a Kouka como uma oportunidade de se distanciar de homens. Já Sarasa é bem alegre e impulsiva e chama atenção por sua altura de 178cm. Ela decidiu entrar na Kouka depois de assistir o musical de A Rosa de Versailles e sonha em interpretar Oscar, a protagonista e um dos papéis mais cobiçados no teatro Kouka.

Sarasa e Ai

A história, que se passa na pitoresca cidade de Takarazuka, nos mostra então a trajetória dessas duas garotas e suas colegas para se tornarem artistas de sucesso, mostrando as dificuldades não só do meio artístico, mas também passando por traumas, alguns bem pesados, e transtornos, que infelizmente muitas adolescentes enfrentam, tudo de uma forma condizente com a realidade, sem estereotipar as meninas, e com desenvolvimento de personagens bem interessantes.

As meninas de Kageki Shoujo


O anime é baseado em um mangá de 2012 que teve dois volumes lançados na revista seinen (voltada para o público masculino adulto) Jump X, mas recebeu em 2015 uma continuação, dessa vez lançada na revista shoujo (voltada para meninas) Melody (o que faz muito mais sentido na minha opinião), e segue em publicação desde então.

Revista Melody com capa comemorando o anime


E o Takarazuka Revue?

O Teatro Kouka do anime é completamente inspirado em um grupo de teatro que realmente existe, o Takarazuka Revue! O Takaruzuka Revue é uma companhia de teatro formada apenas por mulheres, que interpretam tanto os papéis femininos, quanto os masculinos. Foi criada em 1914 pelo presidentes da empresa de transporte ferroviário Hankyu Railways, para atrair turistas para a cidade de Takarazuka. A ideia dele era criar um novo entretenimento que fosse diferente das formas tradicionais do teatro japonês (como o Kabuki, que permite apenas atores do sexo masculino). A ideia deu certo e hoje, com mais de 100 anos e até uma sede em Tokyo, o Takarazuka faz muito sucesso entre as mulheres japonesas, tendo os ingressos de suas performances esgotados rapidamente. 

No final das performances, as atrizes costumam voltar ao palco para danças com roupas exuberantes 


As atrizes que interpretam os papéis femininos são chamadas de musume-yaku (musume = moça, filha; yaku = papel) e procuram fazer movimentos mais delicados e cantam com vozes mais finas, e as que interpretam os papéis masculinos são chamadas de otoko-yaku (otoko = homem; yaku = papel) e utilizam o cabelo curto, geralmente são mais altas e cantam com vozes mais graves. Apesar de existir essa separação, mesmo as otoko-yaku utilizam uma maquiagem bem pesada, característica do Takarazuka, sem ter a pretensão de ser algo fiel à realidade, mostrando homens idealizados, pensados de mulheres para mulheres. Como são muitas atrizes, além da divisão entre tipos de papéis, há também a divisão entre trupes, que apresentam diferentes performances. São 5 trupes: Hana (flor), Tsuki (lua), Yuki (neve), Hoshi (estrela) e Sora (cosmos). 

Uma musume-yaku e duas otoko-yaku em uma das várias adaptações da Rosa de Versailles


Todas as atrizes do Takarazuka devem antes se formar na Escola de Música Takarazuka, a escola na qual o anime se inspirou. Assim como na história, as vagas são disputadíssimas e só aceitam garotas entre 15 e 18 anos. Para quem consegue passar, são 2 anos de aulas intensas de dança, música, atuação, etiqueta, entre outros. Além das aulas, as primeiranistas tem ainda que limpar toda escola antes das aulas começarem e tratar suas senpais com muito respeito. No final do primeiro ano é decidido quem será musume-yaku e quem será otoko-yaku, com base na preferência pessoal de cada uma, mas também na aparência e no alcance da voz, e a partir daí as aulas são mais focadas no tipo de atuação que cada um desses papeis exige. Ao se formarem elas podem estrear na companhia Takarazuka e assinar um contrato de 7 anos com o teatro.

Alunas da Escola de Música Takarazuka


A minha história com o Takarazuka é engraçada porque eu não tinha o mínimo interesse em Takarazuka, sei lá porque, mas o meu irmão, que assim como a Sarasa é fã da Rosa de Versailles, insistiu pra gente ir na nossa viagem ao Japão lá em 2016. E eu sou muito grata por ele ter insistido, porque quando eu assisti, a minha opinião mudou completamente, foi uma das coisas mais bonitas que eu já vi e hoje eu adoro Takarazuka. Por isso eu fiquei muito feliz que lançou um anime inspirado nesse teatro e eu espero que com isso mais pessoas no ocidente conheçam e se interessem pelo Takarazuka. Eu estou gostando muito do anime, não só por mostrar mais de como funciona o teatro, mas também pelas várias questões que ele aborda e eu recomendo muito.

Uma das performances que eu assisti no Japão

Pra encerrar, vou deixar dois vídeos aqui. Um da Escola de Música Takarazuka e um da performance que eu e meu irmão vimos no Japão. Ambos são do YouTube oficial do Takarazuka Revue. Quem tiver interesse, pode buscar mais vídeos deles!


Até o próximo post!

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes