7º dia - Nanjing e a Montanha Púrpura

Olá!
Esse é o sétimo dia da viagem a China que eu e meu irmão realizamos no final de 2018. Nesse dia fizemos um bate e volta na cidade de Nanjing, que fica a cerca de 1h30 de Shanghai. Nos concentramos principalmente na região da Montanha Púrpura onde há vários templos, mausoléus e locais históricos em meio a natureza, mas também fomos em museus e aprendemos muito!



20 de dezembro, quinta-feira


Templo Linggu

Chegando em Nanjing, pegamos o metrô até a base da Montanha Púrpura e fomos caminhando até o Templo Linggu. A montanha leva esse nome por causa da cor das nuvens vistas do topo da montanha no entardecer. Como nós fomos pela manhã, não vimos nada púrpura, mas a paisagem verde também era muito bonita. Parecia que seria um caminho curto, mas como era uma subida, acabou demorando mais do que pensamos. Apesar de cansativo, foi um caminho bem agradável e silencioso em meio às árvores. Depois de mais de meia hora caminhando, chegamos em um dos portões do templo.

Portão de entrada do templo
 
O templo foi construído no ano 515, mas o local foi transformado no Mausoléu de Ming Xiaoling (que nós visitaríamos mais tarde), por isso o templo foi transferido para a área atual, que é cercada por um parque. O Linggu é conhecido como um dos melhores templos budistas do mundo e ocupa uma área enorme, com vários pavilhões e uma torre de 9 andares. O tempo estava bem vazio e nós caminhamos com tranquilidade pelos arredores. 

Templo Linggu

Árvore decorada com folhas douradas e fitas vermelhas

Admirando um dos pavilhões do templo

Templo Linggu

Torre de 9 andares

Banheiro do templo


Mausoléu do Sun Yat Sen

Saindo do templo, fomos em direção ao Mausoléu do Sun Yat Sen. Nós tivemos um pouco de dificuldade pra chegar lá, porque o caminho é sinuoso no meio da montanha e uma hora um chinês até nos parou pra perguntar onde nós estávamos indo. Quando nós dissemos que era para o Mausoléu do Sun Yat Sen, ele nos disse pra ir na direção contrária, mas pelo nosso mapa faltava tão pouco que ignoramos ele e seguimos andando. Nós íamos só passar na frente do lugar pra tirar fotos porque aparentemente pra entrar tinha que marcar com antecedência, mas acontece que quando nos demos conta nós já estávamos lá na frente sendo que nós não passamos pelas catracas para entrar. Provavelmente era isso que o cara estava tentando nos avisar, que a entrada não era por ali, mas nós acabamos entrando clandestinamente sem querer! 

Frente do mausoléu

Já que estávamos lá não íamos voltar atrás, então subimos a primeira escadaria e tiramos algumas fotos do mausoléu de longe. Comparado ao Templo Linggu, esse lugar estava muito mais cheio, provavelmente devido a importância histórica do Sun Yat Sen. Ele foi o principal pioneiro da China republicana, tendo um papel fundamental em 1911 na derrubada da Dinastia Qing, a última dinastia imperial da China. Frequentemente é referido como pai da nação e o seu Mausoléu é um local considerado muito importante pelos chineses, por isso tem uma arquitetura majestosa e recebe muitas visitas. 

Mausoléu do Sun Yat Sen

Mausoléu Ming Xiaoling

A próxima parada era outro mausoléu, dessa vez do imperador Zhu Yuanzhang, fundador da Dinastia Ming (1368–1644). É uma das maiores tumbas imperiais da China e levou anos para ficar pronta. Para chegar lá, foi mais outra longa caminhada e quando chegamos também tinha bastante gente. Ao longo do mausoléu havia vários portões e estátuas de animais e, mais ao fundo, na frente da tumba, havia uma grande torre de 16 metros. Era possível passar por dentro dela e subir no muro de onde dava pra ver de perto as árvores que envolviam a extensa tumba. 

Ponte para o mausoléu

Portão para o mausoléu

Pavilhão em meio as árvores

Incensário

Torre do Mausoléu Ming Xiaoling

Interior da torre

Vista do muro da torre

Almoço e Museu de Nanjing

Caminhamos de volta para a base da montanha até a frente do Museu de Nanjing, mas já eram quase 14h e nós não tínhamos almoçado, então antes de ir ao museu procuramos um lugar para comer. Atravessando a rua encontramos um lugar chamado Ming Chao Naxie Fanshi (明朝那些饭事) que pode ser traduzido como "Comida da Dinastia Ming". Lá era tipo um praça de alimentação com vários pequenos restaurantes dentro. Nós escolhemos um que tinha as foto dos pratos na frente, pra facilitar. Meu irmão pegou um arroz com carne e vegetais e eu uma sopa com massa e vegetais. Nem preciso dizer que estava puxado no coentro e na pimenta, mas pra quem tinha fome estava ótimo.

Nosso almoço

Alimentados, fomos para o Museu de Nanjing. A fila de entrada estava meio longa, mas até que passou rápido. A entrada é gratuita, basta mostrar documento de identificação. O museu é um dos maiores da China e sua coleção tem mais de 400 mil objetos desde a era paleolítica até o presente incluindo cerâmicos, pinturas, manuscritos, sedas, bordados, móveis antigos, artigos de bronze, jade e laca, além de miniaturas de construções antigas, que nós sempre adoramos ver. É um museu bem completo e tranquilamente daria pra passar a tarde toda lá, mas nosso cronograma estava bastante atrasado então depois de cerca de 2h fomos para nossa próxima parada. 

Museu de Nanjing

Miniatura de palácio

Móveis antigos

Miniatura do Jardim Liu, que visitamos em Suzhou

Museu do Exame Imperial

Depois do Museu de Nanjing, nós ainda queríamos ter ido no Memorial das Vítimas do Massacre de Nanjing. Pra quem não sabe, o Exército Imperial Japonês, na época da Segunda Guerra invadiu a cidade de Nanjing e matou e torturou milhares de inocentes. Infelizmente acabamos nos atrasando e não chegaríamos antes do memorial fechar. Então pegamos o metrô correndo para tentar chegar a tempo pelo menos para nossa próxima atração, o templo Jiming, mas também chegamos lá faltando apenas 15min para ele fechar. Sendo assim, tivemos que nos contentar em apenas tirar fotos do lado de fora. Ele tinha uma arquitetura muito bonita, com vários pavilhões em um morro e uma torre no topo. Pegamos mais uma vez o metrô, dessa vez para ir ao Museu do Exame Imperial, localizado no centro histórico da cidade. Já era noite quando nós chegamos, mas as ruas estavam bem movimentadas.

Templo Jiming

Parece algo meio chato um museu sobre exames imperiais mas foi um dos museus mais legais que eu visitei na China! Pra quem não sabe, a China é o berço do concurso público, que já engatinhava lá desde a Dinastia Han (206 a.C. a 220 d.C.). Então, mesmo que fosse um império, as pessoas que trabalhariam para o Estado tinham que passar pelos chamados exames imperiais, que eram uma série provas que selecionariam os mais aptos, não importando se fossem aristocratas ou não. Nanjing já serviu de centro de muitos exames imperiais e o local onde eram realizados esses exames foi transformado no museu que nós visitamos. O museu era bem moderno, com vídeos explicando como eram realizados os exames, relíquias da época e bonecos de cera. Se não fosse o meu irmão, que é servidor público, eu provavelmente teria perdido essa atração. Quando saímos do museu demos mais uma passeada pelas ruas em volta e retornamos para nossa última noite em Shanghai.


Museu do Exame Imperial

Precursores do exame imperial

Quadro esculpido em madeira de prestadores do exame

Prestadores do exame imperial

Figuras históricas famosas que passaram no exame

Imperatriz Cixi Taihou, que aboliu o antigo sistema de exames imperiais em 1905

Torre de vigia dos examinadores

Vista do museu para a cidade

Ruas ao redor do museu

Ruas ao redor do museu

Nesse dia nós tivemos mais uma comprovação de que não dá pra encher o dia de atrações e esperar que a gente consiga visitar todas. Além dos lugares que eu comentei, ainda tinha mais três que tiveram que sair dos planos pela falta de tempo. Mas, ainda assim, foi um dia muito bom e muito bem aproveitado para conhecer a cultura de Nanjing e da China. Que atração você ficou com mais vontade de visitar?

No próximo dia da viagem, nós vamos sair do hotel em Shanghai e fazer uma parada estratégica em outro lugar. Onde será?

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Eu adorei! Aguardando os próximos dias <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana! Que bom que gostou! :3
      Logo logo tem mais o/
      Obrigada por comentar <3
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes