5º dia - Os Jardins de Suzhou


Olá!!
Primeiro post do ano finalmente! É muito bom estar de volta!

Esse é o 5º dia da viagem que eu e meu irmão realizamos no final de 2018 e, nesse dia, nós fomos na cidade de Suzhou, que é muito conhecida pelos seus vários jardins! Eu cheguei a perder a conta de quantas vezes eu disse "Que lugar bonito!!!" nesse dia. Vocês vão amar também.

18 de Dezembro, terça-feira

A Colina do Tigre

Acordamos bem cedo, por volta das 6h da manhã, no nosso hotel em Shanghai, pra fazer um bate e volta em Suzhou. Caminhamos pela avenida ainda deserta e escura até a estação de metrô e de lá fomos até a estação de trem de Shanghai. Nosso trem saiu às 6h20 e chegou em Suzhou por volta das 7h. Ao chegar lá, levamos um tempinho pra encontrar o ônibus certo já que era nosso primeiro ônibus na China, mas conseguimos, e foi mais meia hora até chegar na entrada da Colina do Tigre, que era numa parte mais afastada da cidade. 

Ônibus para a Colina do Tigre

A Colina do Tigre (em chinês, Hu Qiu) é uma área famosa na cidade pelo seu valor histórico e beleza natural. Ela leva esse nome por causa de uma lenda que diz que um tigre teria se sentado perto do túmulo do rei Helu, que fica na colina, após seu funeral. Nós chegamos e na entrada já dava pra ver ao longe a principal atração da colina, um pagode octogonal com 7 andares e mais de mil anos, símbolo da cidade. Mas até chegar lá tivemos que dar uma caminhadinha, atravessando pontes e subindo lombas e escadas. Foi um caminho muito gostoso. A mistura da vegetação com as rochas e com a arquitetura tradicional era tão linda! Eu estava encantada!

Caminho para Hu Qiu

Casas no caminho

Lago no caminho

Tirando foto da entrada

Entrada da Colina do Tigre

Mais um lago e barquinhos

Lombinha pra chegar na torre

Pavilhão no caminho

Quase chegando na torre

Como a colina não é tão alta, em pouco tempo chegamos na torre. Ela já estava inclinada de tão antiga e, por questões de segurança, os visitantes não podem entrar. Mas a paisagem em volta dela já é muito bonita, então nós ficamos um tempo sentados e admirando a vista enquanto fazíamos uma pausa para lanchar. O bom de ir de manhã cedo é que estava bem vazio, só tinha alguns velhinhos praticando taichi ou conversando, então foi um passeio extremamente relaxante. Eu me senti na China antiga mesmo. Existe um poema chinês que diz que é uma lástima visitar Suzhou e não visitar a Colina do Tigre e, nossa, ele tem razão! Que lugar bonito!

Torre da Colina do Tigre

Dentro da torre havia altares com oferendas a deuses

Vista do topo da colina

Dando a volta na torre, dava pra ver o quão inclinada ela estava

Descendo a escadaria

Amplo jardim em frente à torre

Torre vista do jardim

Que lugar bonito!

Rua Shantang

Descemos a colina e fomos caminhando às margens do Rio Shantang, pela rua que leva o mesmo nome. É por causa dos vários rios que cruzam Suzhou, que a cidade também é conhecida como Veneza do Oriente. Eu nunca fui à Veneza, mas acredito que Suzhou realmente tenha um charme parecido. As casinhas com arquitetura tradicional às margens dos rios, as pontes, os barquinhos, é tudo muito pitoresco. 

Rio Shantang

Linda ponte cruzando o rio

Em algumas partes do caminho também era possível ver umas casas bem simples, mas conforme íamos avançando pela rua, iam aparecendo prédios maiores e mais inteiros, principalmente de comércios começando a abrir as portas, e o movimento ia aos poucos aumentando, chegando ao ponto que tínhamos que tomar cuidado com as motos andando no meio das pessoas na rua estreita. Foram cerca de 50 min até nos aproximarmos ao centro da cidade, quando nos desviamos da Rua Shantang e fomos pro próximo jardim.

Casinhas pelo caminho

Comércios começando a abrir e motinhos passando pelo meio da rua estreita

Andando pelos cantinhos pra não ser atropelada

Última olhadinha no rio antes de ir pro centro

Jardim Liu

Caminhamos mais um pouco e chegamos no Jardim Liu, que em português seria algo como Jardim Persistente, e é um dos jardins mais famosos da China. Ele tem mais de 400 anos e já foi modificado várias vezes pelos diferentes donos que já teve, então é dividido em 4 áreas distintas. Ao longo dessas áreas havia vários pavilhões em meio a muitas árvores, alguns lagos e rochas enormes. Tinha até uma área só com bonsais e áreas internas com móveis antigos. Era enorme e muito bonito.

Jardim Liu

Interior de um dos pavilhões

Mais um pavilhão

Caminho com bambus

Mais pavilhões

Área com bonsais

Lago

Panmen

Saindo do jardim, pegamos nosso primeiro táxi na China para ir até o parque do Panmen, um dos antigos portões da cidade. Os carros lá correm bastante e o trânsito é meio caótico, mas chegamos bem. Chegando lá, parecia ser apenas um parque pequeno com um pagode no meio e um pavilhão ao fundo. Ok, a torre era bem bonita, mas depois de ver a Colina do Tigre, não impressionava muito. A surpresa vinha depois.

Entrada do parque Panmen

Gatinho passeando pela torre, como ele chegou lá eu não sei

Pavilhão

Depois de passarmos pela torre e o pavilhão, encontramos uma paisagem maravilhosa! Mais um pavilhão, dessa vez com 3 andares e na beira de um lago com carpas. Nossa, era muito bonito, parecia que estávamos em um lugar místico. Tinha todo um caminho coberto para chegar até o pavilhão e a vista dele da torre era muito mais bonita do que da entrada do parque. A Colina do Tigre era bem maior, mas depois de ver essa paisagem, percebi que o Panmen era tão bonito quanto. Assim como não se pode julgar um livro pela capa, não dá pra julgar um jardim pela entrada.

Visão do paraíso

Caminho coberto

Pavilhão de três andares

Torre vista da escadaria

Senhor alimentando as carpas

Ponte cruzando o lago

Almoço

Já passava do meio dia quando saímos do Panmen, então fomos caminhando pela rua, procurando um lugar pra almoçar. Em uma das esquinas que passamos, vimos um restaurante grande, com bastante gente e que parecia ser bem tradicional. Entramos e fomos bem atendidos, com garçons animados por receber estrangeiros ali. O cardápio era bem variado e tinha fotos de todos os pratos, então aproveitamos pra pedir várias coisas. Era engraçado que enquanto um dos garçons nos atendia, vários outros ficavam em volta olhando admirados, talvez só por curiosidade, talvez para aprender a atender estrangeiros.

Outra coisa que eu acredito não ter sido coincidência, foi que nos colocaram em uma mesa bem perto da entrada e visível do lado de fora, como que para atrair clientes "Afinal, se até estrangeiros vêm aqui é sinal que a comida é boa." E era boa mesmo. Comemos um macarrão chinês, um frango que veio até com a cabeça, uns vegetais com molho picante que vinham ainda no fogo e uma sopa de wonton, que é tipo uma massa com recheio de carne. 

Nosso almoço

Jardim Shizilin

Muito bem alimentados seguimos caminhando para o próximo jardim, o Jardim Shizilin, que pode ser traduzido para o português como Bosque do Leão. Ele leva esse nome devido às várias rochas espalhadas pelo jardim que dizem se assemelhar a leões. Se você olhar com um pouco de imaginação, até que consegue ver alguns. Além das rochas, que formavam caminhos quase labirínticos, havia vários pavilhões, bambuzais e um lago bem grande no centro. Caminhamos um pouco por lá e seguimos para o último jardim do dia.

Jardim Shizilin

Interior de um dos pavilhões do jardim

Bambuzais

Grande rocha em frente a um pavilhão

Lago no centro do jardim com diversas rochas em volta

Jardim Zhuozheng

Deixamos para o fim o jardim mais famoso da cidade, o Jardim Zhuozheng, ou Jardim do Administrador Humilde, em português. Ganhou esse nome curioso porque seu criador era um oficial do governo que se aposentou e resolveu criar um jardim para viver uma vida simples cultivando plantas. Apesar do nome, pra mim, ele não tinha nada de humilde, era o maior e mais visitado jardim de Suzhou e tinha muitos pavilhões super detalhados onde era possível sentar e admirar a ampla paisagem com vários lagos e muita vegetação. Ficamos lá até umas 17h, quando estava começando a escurecer.

Jardim Zhuozheng

Pavilhões perto do lago

Jardim Zhuozheng

Jardim visto de uma parte mais elevada

Pavilhões em meio ao lago

Mais pavilhões na beira do lago

Pavilhão todo vermelho com janelas de vitrais

Ponte atravessando o lago

Pequeno pavilhão de dois andares

Portal em forma de lua

Hora de ir embora

Rua Pingjiang e Rua Guanqian

Depois, saímos a caminhar pelas ruas para olhar lojas e procurar um lugar para jantar. A primeira rua pela qual andamos foi a Pingjiang, que cruzava vários rios da cidade, proporcionando uma vista bem bonita, ainda mais à noite, com os prédios iluminados. Passamos por várias lojinhas com produtos tradicionais e a primeira que paramos era uma loja de ervas de chá, na qual os vendedores ofereciam provinhas na porta para quem passava. Paramos pra provar e eram bem gostosos mesmo e os vendedores eram bem simpáticos, até usaram um app de tradução pra conversar com a gente. Mas teve um equívoco na tradução dizendo que 1 grama de chá valia 1.2 yuan. Logo, como parecia barato, pedimos bastante, mas na verdade 1 grama valia muito mais, então no fim acabamos pegando só um pouquinho.

Rio cruzando a rua Pingjiang

Lojas pela rua

Mais um lago atravessando a rua

Prédios iluminados na beira do rio

Prédios iluminados na beira do rio

Continuamos a caminhar pelas ruas até chegar na Rua Guanqian, uma rua só para pedestres marcada por um arco bem grande na entrada e é tipo o centro da cidade com várias lojas grandes, restaurantes e bastante movimento de pessoas. Nós andamos bastante, por cerca de 1h procurando algo pra comer, sempre com algum receio da comida ser apimentada demais. Resolvemos entrar num prédio grande com vários restaurantes e acabamos encontrando uma Saizeriya, que é uma franquia de restaurantes do Japão com pratos inspirados na culinária italiana. Como estava tarde e estávamos com fome, decidimos que seria ali mesmo, assim não tinha erro. Eu comi uma massa com camarão e meu irmão comeu um arroz temperado com camarão. Estava bem gostoso. Depois de comer, fomos pra estação de trem e voltamos para o nosso hotel em Shanghai.



Entrada da rua Guanqian

Rua Guanqian

Nossa janta

Suzhou com certeza foi uma das cidades mais bonitas que visitamos. 
Qual jardim você mais gostou?
Comente!

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Que bom que você voltou a postar!
    Adorei o quinto dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Eu também estou muito feliz de ter voltado!
      É por ler comentários assim que eu me impulsiono a querer escrever mais! Obrigada! ❤
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes