Otome Game - Dynamic Chord

Olá!~
Hoje eu vou falar sobre a primeira série de otome games da Honeybee Black (subdivisão da empresa Honeybee): Dynamic Chord. Se você assistiu o anime, pode esquecer tudo o que viu e vem conhecer os jogos, que são beeem diferentes do anime. Como sempre, vou falar um pouco sobre a história de cada jogo, personagens, jogabilidade e fazer minhas considerações finais.

Como eu já comentei, Dynamic Chord é a primeira série de jogos da Honeybee Black, uma subdivisão da Honeybee com jogos mais maduros e com uma atmosfera mais dark. Então se você quer um jogo fofinho e inocente pode parar por aqui. Não que não hajam cenas fofas ou engraçadas, mas o foco nesses jogos é resolver o drama de cada personagem, que muitas vezes envolve assuntos mais pesados. 


O lançamento começou em 2014 e são 4 jogos para PC, sendo que cada jogo é sobre uma banda de rock diferente da empresa fictícia Dynamic Chord e tem uma protagonista diferente. Cada banda tem 4 integrantes, mas nos 3 primeiros jogos, estão disponíveis as rotas de apenas 3 integrantes. A partir de 2016 foram lançadas as versões Append Disc de cada jogo com extras e rotas para os integrantes que faltavam. Também foram lançados Drama CDs, versões para PSVita, um anime em 2017 e um jogo para mobile em 2018.

Ficha Técnica


Plataforma: PC (e depois PSVita)
Ano de Lançamento: entre 2014 e 2016
Classificação: Todas as idades (o que eu discordo muito! Mas corrigiram depois nas versões de PSVita com classificação 15 anos para [rêve parfait] e 17 anos para Liar-S e Kyohso)
Idioma: Japonês
Desenvolvedor: Honeybee Black
Interesses amorosos: 16 (4 em cada jogo)
Tempo de jogo: de 10 a 30 horas (cada jogo)

História

No primeiro jogo, Dynamic Chord feat. [rêve parfait], a protagonista se chama Rio e está no segundo ano do colegial. À primeira vista ela parece alguém sem muita atitude, mas é uma garota muito esforçada e gentil. Ela começa a perceber que seus amigos estão sempre muito ocupados e acaba descobrindo que eles estão formando uma banda! Ela acha isso o máximo e vai dar tudo de si para ajudá-los a conquistar seus sonhos. É o jogo mais leve de Dynamic Chord, até porque os personagens ainda são colegiais.

No segundo jogo, Dynamic Chord feat. Liar-S, a protagonista se chama Nina e é uma universitária. Ela cresceu em uma família rica e super protetora, mas um dia uma amiga a convida para ir em uma casa de shows e ela acaba conhecendo a banda S-leeper. Ela fica amiga da banda e confessa que pretende fazer intercâmbio, mas tem medo, e é encorajada pelo vocalista da banda. Dois anos se passam, ela volta do exterior e descobre que a banda, agora chamada Liar-S, ficou super famosa, mas agora que eles se tornaram profissionais as coisas estão mais sérias...

No terceiro jogo, Dynamic Chord feat. Kyohso, a protagonista se chama Konoha e acabou de começar a trabalhar na empresa Dynamic Chord. Pra ela, que ama música, é uma grande realização poder trabalhar lá e ela demonstra isso com bastante energia e levando o seu trabalho muito a sério. Logo depois de acabar o treinamento, ela é apontada para ser manager da famosa banda Kyohso, que está completando 10 anos de formação. Por ser uma ótima oportunidade, ela aceita, mas não vai ser nada fácil lidar com os membros problemáticos dessa banda.

No quarto e último jogo, Dynamic Chord feat. apple-polisher, a protagonista se chama Miu e é uma cantora. Ela é uma garota espontânea, determinada e direta. Por causa de sua carreira, acaba conhecendo a banda apple-polisher e descobre que um dos integrantes é seu amigo de infância, por quem ela era apaixonada! Isso aproxima ela da banda e ela acaba conhecendo melhor os outros membros também.

Personagens

[rêve parfait]

Uma banda indie de rock progressivo que soa como uma fusão de rock com pop. Seus integrantes são todos estudantes colegiais e o nome artístico de cada um é baseado em uma peça de xadrez. O nome do fã clube oficial é Red & White Queen.

Kashii Reon (CV: Eguchi Takuya)
"Fique aí olhando eu cantar no palco. Não tire os olhos de mim."
Aniversário: 13 de Março
Altura: 175 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Conhecido como King, é o vocalista do [rêve parfait]. Tem uma personalidade um pouco arrogante e imatura, mas também tem um lado carente e sensível. É amigo de infância da protagonista, Rio, mas devido a um incidente que ocorreu quando eles estavam no ginasial, acabaram se afastando. Agora, no segundo ano do colegial, são colegas de turma. 

Momose Tsumugi (CV: Kimura Ryohei)
"Ah... ensaio hoje também? Que saco. Mas tudo bem, eu vou."
Aniversário: 25 de Dezembro
Altura: 172 cm
Tipo Sanguíneo: B
Conhecido como Bishop, é o baixista do [rêve parfait]. Está no primeiro ano do colegial e inicialmente fazia parte de outra banda, mas Reon tenta convencê-lo a entrar para o [rêve parfait]. É bem direto e diz o que pensa, mas também é um pouco teimoso e tem dificuldade para confiar nas pessoas.

Tsukinohara Kuon (CV: Toriumi Kousuke)
"Então, vamos começar algo divertido. Com minha música eu vou fazer você se sentir incrível. Está pronta?"
Aniversário: 8 de Julho
Altura: 180 cm
Tipo Sanguíneo: O
Conhecido como Rook, é o guitarrista e líder do [rêve parfait]. Está no terceiro ano do colegial e é amigo de infância de Aki, Reon e da protagonista, Rio. É muito carismático e inteligente, por isso é bastante popular, mas já teve um passado mais conturbado.

Kashii Aki (CV: Hirose Yuuya)
"Quando os sons de todos nós se unem, eu fico muito feliz. Você não quer se juntar a nós?"
Aniversário: 2 de Novembro
Altura: 179 cm
Tipo Sanguíneo: A
Conhecido como Knight, é o baterista do [rêve parfait] e responsável por todas as letras de música. Está no terceiro ano do colegial, assim como seu melhor amigo Kuon e é irmão mais velho de Reon. É amigável e gentil, mas muito inseguro. Sua rota só está disponível na versão append disc.

Liar-S

Uma banda que estreou 3 anos atrás e fez muito sucesso com sua música de estreia. Atrai atenção com um rock mais emocional e intenso. O nome do fã clube oficial é fooled crew.

Hinoyama Sakura (CV: Terashima Takuma)
"...Cala boca. Aliás, quem é você mesmo?"
Aniversário: 3 de Agosto
Altura: 176 cm
Tipo Sanguíneo: B
É o vocalista do Liar-S e também toca guitarra. Está no terceiro ano da faculdade e é reservado e orgulhoso. Tem muita confiança em sua habilidade de cantar, mas não cuida direito de sua garganta e fuma muito.

Suzuno Chiya (CV: Okamoto Nobuhiko)
"Eu não tenho interesse algum em alguém como você. Mas se mesmo assim estiver tudo bem pra você, eu posso te fazer companhia."
Aniversário: 9 de Dezembro
Altura: 170 cm
Tipo Sanguíneo: O
É o guitarrista do Liar-S e compositor de todas as músicas. Está no segundo ano da faculdade, sendo o mais novo da banda, mas não gosta de ser tratado como criança e esconde sua timidez com arrogância. 

Yuisaki Seri (CV: Kakihara Tetsuya)
"Esse é meu agradecimento por você sempre me escutar. Mas mantenha em segredo das outras fãs, ok?"
Aniversário: 17 de Abril
Altura: 179 cm
Tipo Sanguíneo: AB
É o baterista, líder e quem uniu todos os membros do Liar-S. Está no terceiro ano da faculdade, é muito carismático e sabe como conseguir fácil tudo o que quer. Vem de uma família rica e tem muitos contatos.

Haruna Soutarou (CV: Saito Soma)
"Então, vamos nos divertir tocando hoje também!~♪"
Aniversário: 1º de Maio
Altura: 174 cm
Tipo Sanguíneo: O
É o baixista do Liar-S. Ficou no lugar do antigo baixista de quando a banda ainda se chamava S-leeper. É muito simpático, está no terceiro ano da faculdade e tem um jeito bem afeminado agindo quase como uma irmã mais velha para a protagonista. Rota disponível só na versão append disc.

Kyohso

Uma banda muito famosa com 10 anos de formação e que teve sua estreia na indústria musical 5 anos atrás. Tem um rock mais pesado e muita presença nas performances ao vivo. O nome do fã clube oficial é DOLLS.

Kisaka Yorito (CV: Morikubo Shoutarou)
"Eu posso até cantar... mas vai depender de você~"
Aniversário: 15 de Outubro
Altura: 185 cm
Tipo Sanguíneo: B
É o vocalista do Kyohso. Com uma personalidade inconstante e relaxada, começou a banda porque queria ser popular. Contagia os fãs com seu carisma e naturalidade.

Hanabusa Tokiharu (CV: Tachibana Shinnousuke)
"Você parece estar se divertindo. Se estiver tudo bem pra você, eu não me importaria também, viu?"
Aniversário: 22 de Janeiro
Altura: 182 cm
Tipo Sanguíneo: O
É o guitarrista e líder do Kyohso. Conhecido como gênio com a guitarra, é sempre sorridente e gentil, mas também é calculista e julga as coisas com frieza para tomar suas decisões.

Kuroya Yuu (CV: Ishikawa Kaito)
"Você tem algum problema comigo? Eu gostaria que você não ficasse me dando ordens."
Aniversário: 2 de Junho
Altura: 178 cm
Tipo Sanguíneo: AB
É o baixista do Kyohso. É metódico, teimoso e tem sua própria visão de mundo, mas no fundo é muito sozinho. Durante os shows, mostra uma performance ágil e apaixonada.

Sumiya Shinomune (CV: Yashiro Taku)
"Entendi. Pode deixar o resto comigo. Você não precisa se preocupar."
Aniversário: 26 de Fevereiro
Altura: 180 cm
Tipo Sanguíneo: O
É o baterista e membro suporte do Kyohso. Tem cara de durão, mas é muito gentil e paciente, estando sempre disposto a ajudar. Sua rota está disponível apenas na versão append disc.

apple-polisher

Uma banda que estreou recentemente, mas já está ativa tanto no Japão, como também no exterior. Misturando com música eletrônica, tem um rock mais dançante. O fã clube ainda não tem nome oficial.

Amagi Narumi (CV: Aoi Shouta)
"O lugar onde eu posso ser eu mesmo... é o palco. Vamos começar?"
Aniversário: 13 de Junho
Altura: 180 cm
Tipo Sanguíneo: A 
Conhecido como NaL, é o vocalista do apple-polisher. Sua primeira aparição foi no jogo [rêve parfait] como amigo de infância de Reon e Rio. Outra parte de sua infância passou nos EUA, onde conheceu Miu. É muito gentil e honesto, mas também um pouco avoado.

Otoishi Yuusei (CV: Sakurai Takahiro)
"Agora eu vou agitar com tudo~♥ Me acompanhe!!"
Aniversário: 5 de Fevereiro
Altura: 178 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Conhecido com Toi, é o baterista do apple-polisher. É muito talentoso e já participou de várias bandas. Fala o que pensa e age como bem entende, por isso, apesar de não ter más intenções, costuma causar problemas para os outros.

Aoi Yuki (CV: Nakajima Yoshiki)
"Tudo bem, eu faço qualquer coisa. Tudo pela vontade do NaL, certo?"
Aniversário: 17 de Outubro
Altura: 182 cm
Tipo Sanguíneo: B
Conhecido como UK, é o guitarrista do apple-polisher. Tem uma personalidade sarcástica e adora fumar e beber. Se apaixonou pela voz do Narumi e com ele e Kuro fundou a banda. É o responsável pela composição e letra da maioria das músicas. 

Kurosawa Shinobu (CV: Umeharu Yuuichiro)
"... Eu não tenho nada a dizer. Apenas escute nossa música."
Aniversário: 17 de Setembro
Altura: 185 cm
Tipo Sanguíneo: O 
Conhecido como Kuro, é o baixista e líder do apple-polisher. É muito calmo e quieto. É amigo de infância de Yuki e no passado também compunha músicas, mas por algum motivo parou.

Jogabilidade

Assim como todos os otome games da Honeybee, a jogabilidade é bem simples. Você começa em uma rota comum e, a partir das escolhas que for fazendo, vai parar na rota de um dos 3 personagens disponíveis (ou 4 se for a versão append disc). A rota de cada um deles possui três finais: o melhor, o bom e o ruim e na versão append disc há ainda o Encore Scenario que é uma história extra para cada um dos personagens após os eventos da história principal.


São cerca de 8 CGs para cada personagem, sendo que a maioria tem variações de movimento e expressões. A arte é muito agradável e é da ilustradora Fujiwara Ryou, a mesma de Houkago Colorfull Step, outro jogo da Honeybee. Outro ponto forte, por se tratar de jogos sobre bandas, são as músicas, que se destacam principalmente nas aberturas e encerramentos, mas estão presentes durante a história também.


Considerações Finais

Dynamic Chord é uma série de jogos que eu gostei muito. O [rêve parfait] traz essa nova imagem mais dark da Honeybee Black mas ainda com um cenário de colégio e uma fofura e enfoque na amizade característicos da Honeybee. O Liar-S já começa a trazer temas mais pesados e situações mais adultas e no Kyohso isso fica ainda mais intenso. Um tempo depois veio o apple-polisher e, na minha opinião, conseguiu equilibrar bem a questão da amizade e os dramas da vida adulta, por isso se tornou o meu jogo favorito dessa série.

Como eu já comentei outras vezes, eu acho que os jogos da Honeybee conseguem retratar os sentimentos das pessoas de uma forma muito envolvente. E com temáticas mais maduras, como as que aparecem em Dynamic Chord, fica ainda mais fácil de se envolver com a história e relacionar com situações da realidade, por isso eu recomendo essa série de jogos. Ah e pra quem for começar agora, é melhor pegar as versões append disc mesmo, que são as mais completas.

Pra finalizar, como uma das coisas que eu mais gosto nesses jogos, são as músicas, vou deixar aqui no fim os vídeos das aberturas das primeiras versões de cada jogo:


Abertura de Dynamic Chord feat. [rêve parfait]: JUDGEMENT (tradução em breve)


Abertura de Dynamic Chord feat. Liar-S: GOODBYE SUBWAY (tradução aqui)


Abertura de Dynamic Chord feat. KYOHSO: Roots of Life (tradução em breve)


Abertura de Dynamic Chord feat. apple-polisher: beat goes on (tradução em breve)

Curtiu as músicas? Qual foi sua banda favorita? A minha é apple-polisher.
A partir de agora, junto com as traduções de Tsukiuta, vou começar a trazer uma música de Dynamic Chord por mês também!
Até!

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Oi Runa tudo bem?
    Eu amo essas músicas tenho quase todas no celular pra ficar ouvindo no fone, eu gosto de todas por enquanto a que eu gosto menos foi a Liar-s, mas acho que porque não ouvi muita coisa deles.
    Eu gosto desses jogos também, bem eu joguei até agora o Kyohso e duas rotas do Reve parfait. E realmente me identifiquei bastante com alguns problemas que os personagens passam, de certo modo isso dá até uma vida pra eles.
    Mesmo com todos os sustos mesmo o Kyohso eu gostei, estou ansiosa pra jogar os outros, mas vou me concentrar em terminar o Reve Parfait primeiro ai depois continuo.
    bjs, amei a postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taina!
      Eu também vivo escutando as músicas no meu celular! Eu gosto muito das músicas do Liar-S porque geralmente elas tem um ritmo bem contagiante, acho que você vai gostar mais deles quando jogar. Só tem um personagem dessa banda que eu não gosto mesmo, mas não vou dizer qual é haha.
      Sim! Os problemas que eles passam deixam tudo mais realista e quase parece que eles tem vida própria mesmo!
      Que bom que os sustos com o Kyohso não te impediram de continuar a jogar haha! Espero que se divirta jogando os outros também!
      Obrigada por comentar! <3
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes