Ilustradores de Otome Games - Kazuaki

Olá!
Pra quem não sabe, eu faço faculdade de design e uma área que eu curto bastante (apesar de não treinar muito ultimamente) é ilustração! Então resolvi fazer essa série de posts pras pessoas conhecerem um pouco mais os ilustradores por traz dos otome games que nós jogamos! Começando pela ilustradora do meu primeiro otome game, Starry Sky, a Kazuaki! O post ficou bem longo, mas não tem muito texto não, é porque tem muuuitas imagens!


A Kazuaki (カズアキ) é uma ilustradora, residente em Tokyo e nascida em 24 de Outubro, não se sabe de que ano. Ela normalmente trabalha em otome games da empresa Honeybee e também faz ilustrações para novels, mangás e drama CDs. Começou a ficar mais conhecida em 2009, por conta da arte do otome game Starry Sky. Ela é muito boa em desenhar personagens em poses dinâmicas e em ângulos diferenciados.

Personagens de Starry Sky

Porém, em 2010 ela se envolveu em uma grande controvérsia, quando leitores da revista Comic B's-LOG apontaram que ela estaria utilizando fotografias licenciadas em seu mangá kaiyorihito/kaiyorishiki sem autorização (todas referentes a cenários ou objetos, não ao design dos personagens). Por conta disso, o mangá foi cancelado e até o site da Honeybee ficou fora do ar por um tempo para averiguarem se o mesmo não ocorreu com Starry Sky. A ilustradora se desculpou e os leitores fizeram um site contendo todos os possíveis usos não autorizados de fotografias em suas ilustrações.

Imagem mostrando as fotografias que teriam sido usadas na capa do mangá

Mas felizmente Kazuaki conseguiu dar a volta por cima, e continuou fazendo suas belas ilustrações, agora com mais cuidado em relação aos direitos autorais. Recentemente ela fez a ilustração da capa do guia oficial da Otome Road em Ikebukuro (pdf aqui e aqui), e ela está trabalhando também como ilustradora principal em uma nova empresa de otome games chamada animal-pla.net.

Twitter oficial da Kazuaki: @kazuaki_info

Ilustração para o site oficial da empresa animal-pla.net

Otome Games ilustrados pela Kazuaki

Starry Sky ~in Spring~ (2009 - PC) e ~After Spring~ (2010 - PC)
Primeiro jogo da série Starry Sky e sua continuação, lançados pela Honeybee. Se passa na primavera, em um colégio especializado em astronomia, e a protagonista é a primeira aluna mulher do colégio. Nesse jogo ela interage com seus amigos de infância, garotos que representam as constelações de Capricórnio, Câncer e Peixes.


Starry Sky ~in Summer~ (2009 - PC) e ~After Summer~ (2011 - PC)
Segundo jogo de Starry Sky e sua continuação, lançados pela Honeybee. Se passa no mesmo colégio, mas no verão e foca no clube de arco e flecha, do qual a protagonista faz parte. Nesse jogo ela interage com os membros do clube, garotos que representam as constelações de Touro, Escorpião e Sagitário.


Starry Sky ~in Autumn~ (2009 - PC) e ~After Autumn~ (2011 - PC)
Terceiro jogo de Starry Sky e sua continuação, lançados pela Honeybee. Se passa no outono, quando começa o segundo semestre e ocorrem o festival cultural e a viagem de campo. Nesse jogo a protagonista interage com os professores, homens que representam as constelações de Gêmeos, Leão e Libra.


Starry Sky ~in Winter~ (2009 - PC) e ~After Winter~ (2012 - PC)
Quarto e último jogo de Starry Sky e sua continuação, lançados pela Honeybee. Se passa no inverno e foca no conselho estudantil, do qual a protagonista também faz parte. Nesse jogo ela interage com os membros do conselho, garotos que representam as constelações de Áries, Virgem e Aquário.


Seishun Hajimemashita (2013 - PSP) 
Jogo lançado pela Honeybee protagonizado por gêmeos. Há a possibilidade de jogar como garota ou como garoto, mudando seus interesses românticos a partir disso. Eles acabaram de voltar para sua cidade natal e começam a fazer parte do Seishun-bu, o clube da juventude, onde eles vão fazer de tudo para aproveitar seu último ano no colégio.


Ayakashi Gohan (2014 - PC)  e Ayakashi Gohan ~Okawari~ (2015 - PC)
Jogo lançado pela Honeybee e sua continuação. A protagonista vai parar em um restaurante frequentado por humanos e ayakashis em um pequeno vilarejo. A partir das escolhas feitas quando ela era criança sua personalidade vai mudar e influenciar no relacionamento com humanos e ayakashis.


Blackish House side A (2016 - PC) e side Z (2017 - PC)
Jogos lançados pela Honeybee Black. Uma empresa de entretenimento percebe que alguns de seus artistas têm problemas de comportamento e resolve reunir todos em uma casa para aprenderem a cooperar um com o outro e fazerem um musical juntos. A protagonista é um deles e cada jogo foca em 5 artistas diferentes.


Hoshikuzu Heliograph (TBA - Android/iOS) 
Primeiro jogo da animal-pla.net, ainda para ser lançado. Se passa em uma ilha onde dizem que uma vez em décadas é possível ver um cometa que realiza qualquer desejo. A protagonista está no terceiro ano do colegial e vive nessa ilha com seus amigos de infância. Não se sabe muito mais sobre o jogo ainda. É interessante que não só a Kazuaki, mas outros integrantes da equipe também já participaram de jogos da Honeybee.


Mangás (arte e história pela Kazuaki)

kaiyorihito/kaiyorishiki
Sobre um estudante que é herdeiro de um clã com poderes especiais e que acaba sendo alvo de clãs rivais por causa disso. Ele vivia uma vida normal com seus amigos, mas tudo começa a mudar com o aumento de crimes violentos e a chegada de estudantes transferidos. O mangá foi cancelado pelo uso de fotografias de terceiros sem autorização em diversos cenários.



Ilustrações para Capas de Livros e Light Novels


Uglies (2005); Yuku Toshi Kuru Toshi (2006); Lens to Akuma (2006); Kodomo ni Naisho de (2007); Sekai de Ichiban Fushigi na Ano ko (20070); Gloria Gakuin Series (2007)

Ice Mark (2007); Dragon Killer Arimasu (2007); Chou no Tairiku (2007); Jikan Shounin (2008); Shinkyoku Soukai Polyphonica Dan Sarieru (2008); Kare no Kinjirareta Asobi (2008)

Walpurgis no Yoru, Kuroneko to Dansu wo (2008); Okujou Boys (2008); Sabakareru hi made (2009); Tanaka Yuuji no "The Girl" (2009); Vampire Kiss (2009); Yuruyuru Danshi no Hanamuko Erabi (2009)

no reason - Koi ni Ochiru (2009); Dorikon! Isekai tour e youkoso (2009); Rakuen no Uta (2009); Senaka Awase no Koi (2010); UnReal (2010); Alice ni Suspense (2011)

Kakuritsu Sousakan (2011); Yoshiwara Yotogichou - Oni no Mita Yume (2011); Dreaming Girls! (2011); Ame wa Shouzen to Futteiru (2012); Majin no Konin (2012); De Costa ka no Yuugana Kemono (2012)

Parasitic Soul (2012); Kaaten wo Nokku Shite (2014); Chocolat no Koi no Mahou (2014); Kakushite Utahime wa Kataru (2014); she&sea (2014); Oujo Kokuran to Negai no Akuma (2014)

Hitokuse Shohou Shimasu (2015); Usotsukitachi no Rinbu (2015); Yoake no Uso to Ao to Buranko (2015); Ijingai Cinema no Ryourijin (2015); Hisseki Kantei Hito Shinonome Seiichirou wa, Sho o Kakanai (2015); Madousho no Hime to Itoshiki Kenzoku (2016)

Rei no Kioku (2016); Tobenai Kagi Hime to Hodokenai Hikoushi (2017); Boku ga Koishita Kafuka na Kanojo (2017); Goryokou wa ano yo made? (2017); Ojou-sama to Shitsuji Minarai no Jinjou Narazaru Kankei  (2017); Dansou Reijou to do-M Shitsuji no Mubounaru Teikoku Kouryaku (2017)

Ilustrações para Capas de CDs


Capas de CDs de Starry Sky, Rakuen no Uta, Senaka Awase no Koi, Ayakashi Gohan, Blackish House, entre outros

Fanarts

Sengoku Basara


Persona 3 e Persona 4


Kuroshitsuji 


Lamento -Beyond the Void-


Umineko no Naku Koro ni


Touken Ranbu 


Ufa, terminei! Eu não vou dizer que tem todas as coisas que a Kazuaki fez aqui, mas eu garanto que tem a maioria! Apesar de ter sido trabalhoso, eu amei fazer esse post e descobrir mais coisas sobre essa ilustradora que eu admiro. Como eu praticamente não encontrei informações sobre ela em sites ocidentais, a maior parte de informações e também algumas imagens eu consegui em sites japoneses. Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho melhor a Kazuaki. Vou deixar aqui no fim uma foto com coisinhas que tenho com ilustrações dela.

Mapa Otome de Ikebukuro, antologia e novel de Touken Ranbu e drama CD de Starry Sky

Esse post me empolgou tanto que eu até comecei a jogar Seishun Hajimemashita, que foi o único otome game com a arte da Kazuaki que eu ainda não tinha jogado, porque na época que saiu ainda não existia um bom emulador de PSP!
Qual foi o seu trabalho favorito desta ilustradora? 
Até!~

Compartilhe:

2 comentários :

  1. ah eu admito que gosto muito da pintura da Satoi e da arte dela no geral, mas eu amo as da Kazuaki principalmente Ayakashi gohan que ele desenha muitos personagens diferentes, que tem um ar diferente em volta deles. Também gostei muito das ilustrações novas delas, nesse jogo do Blackish house.
    Claro que sem dispensar Starry sky, eu gosto muito da arte dela neles, e simples porém expressiva, tem algo que me conquista.
    Eu iria fazer dela depois da Satoi, mas ainda bem que esperei, amei saber mais dela, eu não sabia dessa coisa com as fotos, mas ainda bem que terminou tudo bem e ela pode continuar trabalhando nisso e dando a volta por cima.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro a pintura da Satoi, acho que vou fazer dela no próximo post de ilustradores, daí já linko o seu blog também. :3
      Os personagens de Ayakashi Gohan são realmente bem diferentes uns dos outros, dá pra ver bem a versatilidade da Kazuaki.
      Eu fico bem em dúvida sobre qual o meu trabalho favorito, acho que fico entre Ayakashi Gohan e Blackish House. Ainda quero ver um jogo de fantasia ocidental com a arte dela, acho que ficaria lindo!
      Essa história das fotos eu cheguei a acompanhar na época e tinha ficado bem assustada, mas agora já tinha até esquecido. Em algumas artes até concordo que foi uso indevido, mas outras achei exagero. Mas que bom mesmo que no fim deu tudo certo.
      Obrigada por comentar! :3
      Beijos!~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes