Empresas de Otome Games do Japão



Olá!~
Eu tinha prometido um post de empresas de Otome Game há mais de um ano! Mas com a viagem e tudo mais, não tinha conseguido escrever ainda. Aproveitando que no último post eu falei da Otome Road, hoje eu finalmente resolvi trazer esse post sobre a algumas das empresas de Otome Games no Japão!

Otomate


Provavelmente a mais famosa e uma das mais antigas. A Otomate é uma subdivisão da empresa de jogos Idea Factory focada no público feminino. O primeiro jogo lançado foi Fushigi Yuugi Genbu Kaiden Gaiden: Kagami no Miko em 2005 para PS2. Na página oficial não há muitas informações sobre a empresa, apenas sobre os jogos. A maioria deles é para PSP ou PS Vita, mas também tem alguns lançamentos para PS2, PS3, PS4 Nintendo DS, Nintendo 3DS e iOS/Android. A Otomate possui até cafés temáticos em Tokyo e Osaka com pratos inspirados em seus personagens e brindes exclusivos. Nos últimos anos tem demonstrado um interesse em lançar jogos também no ocidente, trazendo alguns títulos de PS Vita e também trazendo alguns jogos para a plataforma Steam como Amnesia Memories, lançado em 2013, e Hakuoki Kyoto Winds, lançado em Agosto deste ano. 

Amnesia Memories e Hakuoki Kyoto Winds

Minha opinião sobre a empresa: Pelo que deu pra notar na minha viagem ao Japão, é a empresa que mais vende. Os gráficos dos jogos costumam ser impecáveis e o cast de seiyuus (dubladores) é sempre muito bom. Normalmente os jogos tem bastante texto e história, o que eu achava meio monótono e me dava bastante trabalho pra entender na época em que eu não sabia tanto de japonês, mas hoje considero um aspecto positivo. Acho uma pena que a maioria dos jogos novos é lançado para PS Vita e eu não tenho um e sei lá se vou ter algum dia.

Meu primeiro jogo: O primeiro Hakuoki lá em 2010, quando lançou o anime, mas meu japonês ainda era muito precário e o emulador de PSP ainda era muito lento, então era difícil de jogar e só fiz a rota do Souji e parei. Agora pretendo comprar na Steam.

Jogo favorito: Fico entre Norn9 e Brothers Conflict. Norn9 porque tem uma história super interessante e tem 3 protagonistas com personalidades bem diferentes uma da outra e Brothers Conflict porque a atmosfera do jogo é bem divertida e colorida e acho que desenvolve bem a história com cada irmão.

Hakuoki, Brothers Conflict e Norn9

Mais alguns de seus jogos:
Hiiro no Kakera (2006)
Wand of Fortune (2009)
Moujuutsukai to Ouji-sama (2010)
Code: Realize (2014)
Colar x Malice (2016)

Hiiro no Kakera, Wand of Fortune, Moujuutsukai to Ouji-sama, Code: Realize e Colar x Malice

Site: http://www.otomate.jp/

Rejet


Essa é uma empresa mais recente. Seu primeiro jogo foi Lucian Bee's, lançado em 2009 para PS2. Mas o boom de sucesso da empresa começou mesmo em 2012 com Diabolik Lovers, lançado em parceria com a Otomate para PSP. Na página oficial diz que a empresa foi estabelecida com o propósito de criar histórias cheias de amor, que não custem muito e que fiquem na memória, e que tudo o que eles fazem é pelos sorrisos e energia de suas usuárias. A maioria de seus jogos é para PSP e PS Vita, mas também tem alguns lançamentos para PS2, PS3 e PC. Além dos jogos, a empresa lança também muitos Drama CDs (histórias com áudio apenas) e faz muito sucesso nessa área. A Rejet possui também várias lojas próprias em shoppings pelo Japão, além de sua loja virtual SKiT Dolce. Até agora a empresa não apresentou interesse em lançar jogos no ocidente.

Lucian Bee's e Diabolik Lovers

Minha opinião sobre a empresa: Pela descrição parece a coisa mais amorzinho do mundo, mas a maioria dos seus jogos e drama CDs tem uma pegada bem dark e sadomasoquista e eu acho que Black Wolves Saga -Bloody Nightmare- passou dos limites. Apesar disso, por algum tempo essa foi a minha empresa favorita e, brincadeiras a parte, eu tenho muito respeito por ela e acho que realmente tem trabalhos muito bons, do contrário não faria tanto sucesso. O cast de seiyuus também é sempre muito bom e as músicas então, nem se fala.

Meu primeiro jogo: Tokyo Yamanote Boys Honey Milk, em 2011. Quando eu comecei a jogar esse jogo eu fiquei super impressionada porque as bocas dos personagens se mexiam quando eles falavam, mas no fim não gosto tanto do traço e só terminei o primeiro jogo. Agora que eu conheci pessoalmente a maioria dos lugares que aparecem no jogo, estou com vontade de retomar.

Jogo favorito: Ken ga Kimi! Porque se passa no período Edo, tem muita história e espadas e um pouco de fantasia também. Os personagens são muito carismáticos e o traço é lindo demais. Melhor jogo da Rejet, sem dúvida.

Black Wolves Saga, Tokyo Yamanote Boys e Ken ga Kimi

Mais alguns de seus jogos: 
Scared Rider Xechs (2010)
Gekka Ryouran Romance (2011)
Dot Kareshi (2013)
Marginal#4 Idol of Supernova (2014)
Dance with Devils (2016)

Scared Rider Xechs, Gekka Ryouran Romance, Dot Kareshi, Marginal#4 e Dance with Devils

Site: http://rejet.jp/

Honeybee


É uma subdivisão da empresa Asgard focada no público feminino. Surgiu em 2007 como uma empresa de Drama CDs. Mas em 2009, foi lançado seu primeiro jogo, Starry Sky ~in Spring~, e até 2014 só foram produzidos jogos dessa franquia. Nos últimos anos tem lançado muitos jogos novos e feito cada vez mais sucesso. Na página oficial diz que a empresa quer criar obras que os consumidores possam se divertir, se satisfazer e amar. Costumam lançar a maioria de seus jogos primeiramente para PC e depois para PSP, PS Vita e alguns até para 3DS. Em 2014 foi criada uma subdivisão da empresa, chamada Honeybee Black, cujos jogos são um pouco mais maduros e dark. Até agora a empresa não apresentou interesse em lançar jogos no ocidente.

Honeybee Black

Minha opinião sobre a empresa: É a empresa do meu coração! Amo a Honeybee! Não só por eu ter começado a jogar otome games com ela, mas principalmente pela maneira em que seus jogos retratam os sentimentos dos personagens, fazendo com que eu me emocione e me envolva com as histórias e fique com um sentimento muito bom a cada rota que eu termino. Enquanto a Honeybee traz jogos mais românticos e alegres, mais focados na amizade, a Honeybee Black traz jogos mais maduros e dark, com personagens bem mais problemáticos, e isso traz um certo equilíbrio entre os jogos. Também acho legal que muitos jogos fazem referências a outros, seja no cenário ou na própria história.

Meu primeiro jogo: Starry Sky ~In Spring~, meu primeiro otome game. Eu comecei a jogar no final de 2010 porque vi o anúncio do anime e fiquei encantada com os personagens. Eu precisava jogar aquele jogo, não importava que fosse em japonês (na época eu sabia muito pouco). Eu amei o jogo e logo fui atrás dos outros.

Jogo favorito: Ahhh que pergunta difícil, amo todos, sério! Mas acho que vou ficar com os Starry Sky mesmo, porque guardo um carinho muito grande por esses jogos que me fizeram chorar tanto e ao mesmo tempo ter sentimentos muito bons e, principalmente, fizeram eu entrar nesse mundo otome.

Starry Sky in Spring, in Summer, in Autumn e in Winter

Mais alguns de seus jogos: 
Ayakashi Gohan (2014)
Photograph Journey (2014)
Re: Birthday Song (2015)
Honeybee Black:
Dynamic Chord (2014)
Blackish House (2016) 

Ayakashi Gohan, Photograph Journey, Re: Birthday Song, Dynamic Chord e Blackish House

Site: http://www.honeybee-cd.com/

Essas são 3 empresas de Otome Game que eu considero as principais. É claro que tem muitas outras e se houver interesse posso fazer mais posts a respeito delas. 
Qual dessas 3 é a sua favorita? Acha que faltou falar de alguma? Comente. :3

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Amei sua postagem, muito amor aqui.
    Então eu respeito a Otomate também, quer dizer o trabalho dela é maravilhoso, mesmo que ela seja má e não lance seus jogos para Pc, eu acho que talvez venham mais, torcendo que Hakuouki venda bem e abra mais portas.

    Eu morro de vontade de jogar Norn9, acho que vou tentar ele ano que vem, ele parece enorme, eu vi um pouco dele no Youtube, mas eu tenho que jogar não tem jeito.
    Collar x Malice e meu sonho de consumo impossível mais bem... Não sei dizer meu jogo favorito dela, acho que joguei poucos, mas gosto muito de Amnesia e de Shirahana no Ori- Hiiro no kakera 4, ate olhei os outros Hiiro no Kakera mas o 4 foi o que mais gostei.

    Rejet é a empresa Yandere, diz que vai trazer amo, muito carinho e os jogos delas são nossa, bem você sabe melhor que eu. Eu realmente acho a arte de TYB esquisita, mas passei a gostar, e por curiosidade estou jogando o Dark Cherry, mas bem devagarzinho. Por enquanto meu favorito dela é o Dot Kareshi, me identifico muito com a temática de RPG nele.

    Honey bee é muito amor muito fofa, eu não vejo a hora de tentar um dos jogos da brand dark deles, Mas estou na dúvida se tento um dos Dynamic Chord, ou o outro que também me chama atenção.... Favorito, Hum... Eu gostei muito, muito mesmo de Ayakashi gohan, mas também adorei Starry sky, os dois são absolutamente adoráveis.
    Ufa, terminei, Beijos linda postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também amei escrever! <3

      Sim, também tô torcendo pra que venham mais depois de Hakuouki.
      Norn9 é muito bom! Já joguei jogos com mais rotas, então não achei tão longo, mas ainda não cheguei a fazer algumas rotas...

      Haha ótima definição pra Rejet! xD Eu estou rejogando o Honey Milk devagarzinho também, pra depois jogar os outros. Dot Kareshi é super divertido e leve, eu gostei bastante também, pena que é curtinho.

      Eu tenho gostado muito dos jogos da Honeybee Black. Acho que por serem mais maduros eles acabam tendo mais profundidade nas histórias. Eu recomendo começar com Dynamic Chord mesmo, até porque Blackish House acaba tendo umas pequenas referências a outros jogos depois.

      Obrigada por comentar! Beijos~ <3

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes