Touken Ranbu - Tipos de Espada

O anime de Touken Ranbu começou! Alguém mais já assistiu? Eu amei demais a abertura! <3
Com esse anime, eu espero que venham muitas novas jogadoras (e jogadores também, por que não?), então resolvi fazer um post sobre os tipos de espada que você pode encontrar no jogo. E, mesmo que você ainda não jogue, se tiver interesse na cultura e história do Japão, vale a pena ler também!

No jogo existem 7 tipos de espada e cada um deles tem suas habilidades, vantagens e desvantagens. Na vida real, às vezes é meio difícil de categorizar algumas espadas, então os números que eu utilizei são mais ou menos aproximados e todas as informações eu tirei da Wikipedia mesmo. Vou falar um pouco de cada tipo:

Tantou

Da esquerda para a direita: Yukimitsu, Taikogane, Aizen, Hakata, Shinano, Atsushi, Maeda, Midare, Hirano, Yagen, Gotou, Akita, Gokotai e Imanotsurugi.

Tantou (短刀) significa, literalmente, espada curta. Por isso, os tantous são geralmente retratados como crianças. Tem de 15 cm a 30 cm de comprimento e é o tipo de espada mais comum no jogo. Em batalhas comuns costumam dar pouco dano, mas em batalhas noturnas é o tipo que tem mais vantagem. Historicamente, não eram muito utilizados em batalhas, muitas vezes eram utilizados na defesa pessoal ou como amuletos de proteção ou apenas como decoração. Eram também utilizadas no ritual do seppuku.

Wakizashi

Da esquerda para a direita: Nikkari, Horikawa, Namazuo, Honebami, Monoyoshi e Urashima.

Wakizashi (脇差) são espadas curtas que medem de 30 cm a 60 cm. No jogo, dão médio dano, também têm vantagens em batalhas noturnas e têm altos stats de mobilidade (prioridade na hora de atacar) e reconhecimento (habilidade de descobrir a formação do inimigo antes da batalha). Historicamente, eram utilizadas pelos samurais em conjunto com uma Uchigatana, como uma segunda opção em combates de curta distância, possibilitando movimentos mais rápidos. Também eram utilizadas na prática do seppuku.

Uchigatana


Da esquerda para a direita: Nagasone, Yoshiyuki, Ookurikara, Yamanbagiri, Hachisuka, Kikkou, Doudanuki, Izuminokami, Hasebe, Kiyomitsu, Yasusada, Souza, Nakigitsune e Kasen.

Uchigatana (打刀) eram as principais espadas utilizadas pelos samurais e medem de 60 cm a 70 cm. No jogo, dão médio dano e tem stats máximos mais altos que os de Wakizashi. As cinco espadas iniciais do jogo são Uchigatanas. Historicamente, começaram a ser mais utilizadas no período Muromachi, substituindo as Tachis, por serem mais leves e versáteis. O conjunto de uma Uchigatana com uma Wakizashi é chamado de daisho e se tornou um símbolo da classe samurai.

Tachi

Da esquerda para a direita: Kousetsu, Uguisumaru, Higekiri, Tsurumaru, Akashi, Ichigo, Juzumaru, Mikazuki, Oodenta, Sohayanotsurugi, Yamabushi, Kogitsunemaru, Mitsutada, Hizamaru e Shishiou.

Tachi (太刀) são espadas longas que medem de 70 cm a 80 cm. No jogo, seu stats de sobrevivência (HP) e impacto (poder de ataque) são altos, mas elas são consideravelmente mais lentas do que as anteriores. Historicamente, elas surgiram no período Heian, quando houve um grande avanço nas técnicas de trabalho com metal no Japão. Foi a partir daí que as espadas japonesas adquiriram identidade própria, com o aumento da qualidade e a característica curvatura, se afastando das espadas tradicionais chinesas. 


À direita, Uchigatana e à esquerda, Tachi.

A principal diferença entre Uchigatana e Tachi, além do tamanho, é que a Uchigatana é utilizada com a base virada para cima, sendo mais rápida e eficaz no combate a pé e a Tachi é utilizada com a base virada para baixo, sendo mais eficaz quando utilizada pela cavalaria. Suas curvaturas ficam em posições opostas, como é possível observar na imagem ao lado.

Ootachi

Da esquerda para a direita: Jiroutachi, Hotarumaru, Ishikirimaru e Taroutachi.

Ootachi (大太刀) é, literalmente, uma Tachi grande, tendo mais de 80 cm. No jogo tem os mais altos stats de sobrevivência (HP) e impacto (poder de ataque) e a habilidade de acertar até três oponentes ao mesmo tempo, mas em contra-partida tem a mais baixa mobilidade. Historicamente, além de poderem ser usadas na infantaria, eram muito utilizadas também em cerimônias religiosas nos templos. Durante o shogunato, houve uma lei que proibia a posse de espadas a partir de determinado comprimento. Por isso, muitas Ootachis foram encurtadas para ficar dentro da lei e acabaram se tornando espadas tão raras.

Yari

Da esquerda para a direita: Nihongou, Tonbokiri e Otegine.

Yari (槍) são as lanças japonesas. O formato e o tamanho pode variar bastante entre elas, podendo ir de 1 m até 6 m no total e com lâminas de 30 cm a 60 cm. No jogo, elas dão alto dano e tem mais mobilidade do que as Tachi, mas demoram mais para subir de nível. Historicamente, acredita-se que elas derivam das lanças chinesas e eram utilizadas em batalhas desde o período Nara. Existem três Yari conhecidas como "As três grandes lanças do Japão", por terem sido forjadas por famosos ferreiros. As três estão presente no jogo.

Naginata

Iwatooshi, a única Naginata do jogo até agora.

Naginata (薙刀) é uma variação das espadas japonesas com um cabo bem maior, se assemelhando um pouco a uma lança. O tamanho total delas pode ir de 1,5 m até 3 m e a lâmina costuma medir de 30 cm a 60 cm e é curvada na ponta. No jogo, tem a habilidade de acertar até todos os oponentes de uma só vez, mas é o tipo que mais demora para subir de nível e, até chegar a níveis mais altos, tem um dano muito baixo. Historicamente, não se sabe quando surgiram, mas acredita-se que houve inspiração nas Yari e na arma chinesa guandao. No período Edo, se tornou um símbolo de status social para mulheres.

Esses são os tipos de espada que você pode conseguir jogando Touken Ranbu! Qual tipo vocês mais gostaram? Eu gosto muito de Wakizashi, por serem rápidas e não serem tão grandes como Uchigatana e Tachi e não serem tão pequenas quanto Tantou, mas eu também gosto muito de Naginata, ainda mais depois de jogar o Otome Game "Ken ga Kimi" (que por sinal, tem algumas espadas em comum com Touken Ranbu), porque é arma que a protagonista utiliza.

Como eu ando muito empolgada com Touken Ranbu, é provável que eu escreva mais posts sobre o jogo (e o anime)! Espero que gostem e se interessem também! Até logo~

Compartilhe:

15 comentários :

  1. Eu gostei mais das Tantou por lembrar adagas e arma de ladinos, liga não isso é saudade de jogar algum Rpg de ladino... Ah e das lanças não sei se tem haver mas seria esse tipo de espada que o Sano usava em Hakuouki? As Yari?

    Eu estou pensando seriamente em ver esse anime e também em tentar jogar o jogo, assim que eu terminar o Alice, a versão de aniversário saiu um path parcial ai como eu sempre quis jogar estou dando uma olhada nele.

    Depois vou caçar suas postagens de tutorial desse jogo pra tentar jogar no tablet, ele tem para android, eu acho que li na sua postagem que tinha.Adorei, fala mais, quanto mais melhor. bjs e bom estudo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yup dei uma olhada ele e de navegador vou tentar, so para corrigir meu erro, mas bem que podia ter no android.

      Excluir
    2. Haha entendo perfeitamente! Eu também jogo de ladina xD
      Sim! O Sano usava Yari, sim :3
      Oh você já está jogando Alice? <3 Quero ver post sobre isso depois! A versão de aniversário eu não terminei, mas acho ótimo começar por ela, porque é mais completa e com uma arte melhor do que a primeira versão.
      Assiste e joga sim! o/ Espero que goste!
      E tem pra android sim! Eu ensinei a jogar as duas versões o/
      Pra poupar seu trabalho de procurar: Aqui pra jogar a versão pra pc e aqui pra jogar a versão pra android . Dá pra sincronizar uma conta com a outra e jogar nos dois. Mas eu recomendo a versão pra pc mesmo, porque a pra android, no meu tablet pelo menos, fica bem lenta.
      Se começar a jogar, me avisa! *-*
      Vou falar mais então! Estou pensando em trazer as traduções das músicas de cada personagem :3
      Obrigada! Boa semana~
      Beijos~

      Excluir
  2. Acho lindo os desenhos desse touken ranbu! Fiquei mega feliz quando lançou Akashi que é meu sobrenome hasuhaush e fiquei mais feliz ao saber que ele é super lindo também ahusdhusdo xD

    p.s.: hey vc escolheria "Gostosuras ou Travessuras?"

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm são muito lindos! <3
      O seu sobrenome é Akashi? Que legal xD
      Eu te entendo então, o meu sobrenome é Souza! Fiquei muito ao saber que tinha uma espada com esse nome! xD

      Hmm acho que gostosuras, parece mais agradável :3
      Por que essa pergunta? xD

      Beijos~

      Excluir
    2. Sim, meu sobrenome é Akashi e por minha sorte tem personagens que se tem esse sobrenome, e eles são fodas kkkk xD agora esse Akashi do TOuken ranbu não sei se é um personagem da hora kkk

      ahh obrigada por gostosuras! é que estou coletando os doces hihihi! xD

      Kiss

      Excluir
    3. Que sorte mesmo! Eu nunca tinha visto um personagem com meu sobrenome até conhecer Touken Ranbu, é muito legal mesmo! xD
      Eu consegui o Akashi recentemente, ele é super preguiçoso e sem vontade de fazer as coisas, mas ele gosta muito dos irmãozinhos dele (principalmente o Hotarumaru) e fala com o sotaque de Kansai que eu adoro <3
      Já tá coletando desde cedo xD
      Beijos~

      Excluir
  3. Só queria dizer que amei o post!
    Aquela parte da diferença entre Uchigatana e Tachi - como que eu nunca reparei nesse detalhe da base virada! omg //vendo animes com espadas com outros olhos daqui pra frente.
    Eu acho que gosto mais de ootachi (adoro o estrago que fazem cof). E já que você mencionou Ken ga Kimi, isso me lembrou que só entrei no jogo por causa do Hotarumaru (espada do Sakyou <3). Pena que ele ainda não veio para mim... ;; //um dia a receita vai funcionar... (・ω・´;)
    Acho que nunca comentei aqui, mas já acompanho faz um tempo. (*/_\) E como você falou de TR e KgK, não deu pra resistir. kkk Preciso parabenizá-la pelo blog, o conteúdo que você traz é bem legal. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHH é a Lanny do Otomices! Que honra você por aqui. <3
      Eu confesso que eu também nunca tinha reparado até fazer a pesquisa pra esse post xD
      Simm ootachis sempre salvam o dia acertando três inimigos de uma vez! O Sakyou é meu personagem favorito! <3 Quando descobri que tinha a espada dele no jogo fiquei muito feliz também! Espero que o seu venha logo! Ele é muito fofinho. <3
      Muito obrigada por comentar! Fiquei feliz em ler isso. <3
      Beijos~

      Excluir
  4. Oiii ^___^ Td bem?
    Não sabia que havia tantas categorias de espada assim xD eu sou muito leiga, Meu Deeus kkkk
    Nunca assisti esse anime só que eu adoro esse estilo de espadas e lutas (se o Japão feudal entrar no meio ai mais ainda)

    Até logo <3
    http://www.shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Bia! Tudo bem ^^
      Eu também só descobri alguns tipos quando comecei a jogar mesmo xD
      Se você gosta de espadas e lutas, acho que vale a pena dar uma chance pro anime (e até pro jogo) o/
      Beijos! Até~

      Excluir
  5. Yooooo Runa-chan~

    Eu acho incrível espadas. Com relação à armas brancas, prefiro espadas a qualquer uma outra coisa. O que eu acho super fofas (sim! fofas! ahah) são as Tantou. Eu já cheguei a ver ao vivo uma Tantou e que meiguinha, tão pequena... Mas que faz um grande estrago :V
    Em resumo dos rituais de seppuku... praticamente qualquer raio que cortasse os infelizes dos samurais usavam como parte do ritual ¬_¬ (tenho certa dor no coração quando saibo que antigamente era comum esse ritaul...).

    As que eu acho também muito legais são as lanças :3 Tipo... depois que eu vi Hak (de Akatsuki no Yona) lá seduzindo geral com sua lança.... pronto, peguei certo apego com tal arma haha!
    Achei muito legal o post!! =D
    Chu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo Naru-chan!
      Eu nunca vi uma Tantou de verdade ao vivo, mas devem ser fofas mesmo <3
      Também fico triste em pensar que esses rituais já foram muito comuns...
      Haha o Hak luta muito bem com a lança dele mesmo, difícil não se encantar!
      Que bom que gostou! Obrigada! <3
      Beijos~

      Excluir
  6. Estou curtindo esse anime. Ë bastante leve e engraçado de se assistir e com direito a umas pequenas lutas aqui e ali. Os personagens sao bem carismaticos e é facil simpatizar com eles.

    O guia veio acalhar , ate porque quando o anime tocava nesse assunto eu ficava boiando. Ja que nao joguei o jogo.

    Mas estou bem mais ansioso pela adaptacao que vai sair em 2017. Que alem de ter pegado um otimo studio a historia vai ter um clima mais serio. Vi o primeiro pv e fiquei com um hype monstro kkk.

    Minha primeira vez comentando e conhecendo o blog. Desde ja elogio o belissimo trabalho que ta fazendo. Pois curti muito as postagens e seu conteudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando e que o post ajudou! Eu também estou adorando! :3
      O de 2017 parece que vai ser mais sério mesmo e focar mais em batalhas, estou ansiosa pra ter mais informações sobre ele.
      Obrigada pelo comentário! Que bom que gostou, fico feliz! <3
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes