Otome Games - Starry Sky


Olá!~
Finalmente, depois de alguns posts pra introduzir os Otome Games, eu vou começar a fazer algo que eu queria há muito tempo: reviews dos jogos que eu já joguei! o/
Nessa série de posts vou falar sobre a história do jogo, personagens, mecânicas e o que fazer pra conseguir jogar.
E o primeiro jogo sobre o qual vou falar é Starry Sky, meu primeiro Otome Game!

StarrySky, também conhecido como StaSka é uma série de Otome Games, criados pela empresa Honeybee em 2009. Possui 12 interesses românticos, cada um representando um signo do zodíaco, divididos em quatro jogos. Há também um série de Drama CDs e um anime.


História


Você controla Yahisa Tsukiko (você pode mudar o nome dela), que é a primeira estudante feminina do famoso colégio especializado em astronomia Seigetsu Academy, localizado na província de Niigata no Japão. 

StarrySky ~In Spring~, o primeiro jogo, contempla os meses de Março, Abril e Maio (primavera do Japão). Você acabou de se transferir para o colégio e o foco da história gira em torno de seus amigos de infância Kanata e Suzuya, que te ajudam bastante a se adaptar a esse novo cotidiano e do novo aluno transferido da frança, Yoh, que alega ter vindo para te encontrar.



StarrySky ~In Summer~, o segundo jogo, contempla os meses de Junho, Julho e Agosto (verão do Japão). Você decidiu entrar para o clube de arco e flecha, inspirada por seu kouhai (calouro) Azusa e está treinando duro para trazer a vitoria para o clube na importante competição de verão junto com o capitão e o sub-capitão do clube, Homare e Ryunosuke respectivamente. 
 

StarrySky ~In Autumn~, o terceiro jogo, contempla os meses de Setembro, Outubro e Novembro (outono do Japão). É o começo do seu segundo semestre, no qual ocorre o festival cultural do colégio e a viagem de campo com a turma e você começa a ficar mais próxima de Haruki-sensei, o professor da sua sala e orientador do clube de arco e flecha; Mizushima-sensei, um professor em treinamento; e Hoshizuki-sensei, o enfermeiro do colégio.


StarrySky ~In Winter~, o quarto jogo, contempla os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro (Inverno do Japão). Além do clube de arco e flecha, você também faz parte do conselho estudantil, como secretária, e o jogo detalha seu envolvimento com o presidente, Kazuki, o vice-presidente, Hayato, e o tesoureiro do conselho, Tsubasa.



 
Cada personagem tem seus problemas e em cada jogo você vai ajudando-os a resolvê-los e desenvolvendo uma história romântica. E pra quem ainda quiser saber como fica cada história nas estações seguintes, cada um dos quatro jogos tem sua respectiva continuação, lançada mais ou menos um ano depois (~After Spring~, ~After Summer~, ~After Autumn~ e ~After Winter~).


Personagens



Yahisa Tsukiko

É a heroína do jogo. Você pode mudar o nome dela se quiser. 
É a primeira estudante feminina de Seigetsu Academy. Está no 2º ano e faz parte do clube de arco e flecha e do conselho estudantil. Tem uma personalidade alegre e é muito esforçada.
Nos primeiros 4 jogos ela não tem rosto, mas nos jogos seguintes há a opção de deixá-la sem ou com rosto.






Tomoe Yoh (CV: Midorikawa Hikaru)
Aniversário: 12 de Janeiro
Altura: 175cm
Peso: 58kg
Tipo Sanguíneo: O
É o representante do signo de Capricórnio e está no 2º ano. Seu pai é um astrônomo francês e sua mãe é japonesa. Morou no Japão quando criança e sofria bullying por ser metade francês. Tsukiko foi a primeira pessoa a não tratá-lo diferente por causa disso. Desde então ele é apaixonado por ela e se transfere para a Seigetsu Academy para reencontrá-la. É comilão e é desdenhoso com todos, menos Tsukiko.


Nanami Kanata (CV: Sugita Tomokazu)
Aniversário: 18 de Março
Altura: 175cm
Peso: 55kg
Tipo Sanguíneo: B
É o representante do signo de Peixes e está no 2º ano. Amigo de infância de Tsukiko e sempre foi apaixonado por ela. Sofre de uma doença terminal, por isso frequentemente não vai a aulas e desmaia sem razão. E mesmo assim ele se recusa a procurar tratamento e vive se metendo em brigas. Não se dá bem com Yoh e é bastante impulsivo, embora tenha um lado tímido.



Tohzuki Suzuya (CV: Ono Daisuke)
Aniversário: 1 de Julho
Altura: 179cm
Peso: 59kg
Tipo Sanguíneo: A
É o representante do signo de Cancer e está no 2º ano. Também é amigo de infância de Tsukiko e nutre sentimentos por ela, mas procura se conter porque sabe que Kanata gosta dela e os dois são muito importantes para ele. É calmo, amigável e cozinha muito bem, mas às vezes é extremamente protetor.




Kinose Azusa (CV: Fukuyama Jun)
Aniversário: 20 de Dezembro
Altura: 166cm
Peso: 51kg
Tipo Sanguíneo: AB
É o representante do signo de Sagitário e está no 1º ano. Foi ele que inspirou Tsukiko a entrar para o clube de arco e flecha. É convencido e se alto proclama um gênio, mas na verdade é bastante inseguro por não conseguir se dedicar de coração em nada. Vive flertando com Tsukiko e irritanto Ryunosuke.




Kanakubo Homare (CV: Hoshi Soichiro)
Aniversário: 14 de Maio
Altura: 185cm
Peso: 64kg
Tipo Sanguíneo: O
É o representante do signo de Touro e está no 3º ano. Capitão do clube de arco e flecha. Sempre acalma as discussões entre entre Azusa e Ryunosuke, é bem amigável e prestativo, mas se sente bastante pressionado em trazer o sucesso para o clube na competição de verão. 




Miyaji Ryunosuke (CV: Kamiya Hiroshi)
Aniversário: 3 de Novembro
Altura: 178cm
Peso: 60kg
Tipo Sanguíneo: A
É o representante do signo de Escorpião e está no 2º ano. Vice-capitão do clube de arco e flecha. Ele é muito esforçado e aparenta ser bem sério, mas esconde uma paixão por doces. Ficou de olho em Tsukiko desde a primeira vez que a viu e a reconhece como uma rival.




Haruki Naoshi (CV: Kishio Daisuke)
Aniversário: 11 de Agosto
Altura: 164cm
Peso: 53kg
Tipo Sanguíneo: O
É o representante do signo de Leão e tem 24 anos. Professor da sala de Tsukiko e orientador do clube de arco e flecha. Ele é super energético e quer que os alunos aproveitem a juventude, porque ele mesmo passou a maior parte do colegial estudando. Por conta desse jeito dele, a maioria dos estudantes não o leva a sério e tentam pregar peças nele. O melhor amigo dele foi atropelado tentando salvar a garota que gostava. Por isso, Naoshi tem medo de amar.


Mizushima Iku (CV: Yusa Kouji)
Aniversário: 9 de Junho
Altura: 187cm
Peso: 67kg
Tipo Sanguíneo: B 
É o representante do signo de Gêmeos e tem 21 anos. Professor em treinamento. É amigo de infância de Kotarou e era vocalista de uma banda que Tsukiko é fã. Tinha uma irmã gêmea, mas, por conta da saúde fraca, ela acabou falecendo ainda no colegial. A perda fez com que ele sobrecarregasse demais sua voz, e os membros da banda, que o usavam para conseguir dinheiro, dispensaram ele quando não podia mais cantar. Isso fez com que ele perdesse a confiança em todos.

Hoshizuki Kotarou (CV: Ishida Akira)
Aniversário: 13 de Outubro
Altura: 177cm
Peso: 58kg
Tipo Sanguíneo: AB
É o representante do signo de Libra e tem 26 anos. Enfermeiro do colégio. Queria se tornar médico para ajudar Iku e sua irmã gêmea. Mas quando ela, que tinha sentimentos por ele, morreu, ele se culpou por não ser capaz de salvá-la. O pai dele era diretor do colégio, mas se aposentou deixando em seu lugar a irmã mais velha de Kotarou. Porém o desejo dela de trabalhar no exterior fez que ele ficasse com a posição de diretor.


Aozora Hayato (CV: Hirakawa Daisuke)
Aniversário: 15 de Setembro
Altura: 182cm
Peso: 60kg
Tipo Sanguíneo: A
É o representante do signo de Virgem e está no 2º ano. Vice-presidente do Conselho Estudantil. Ele vem de uma família de pianistas famosos, mas não tem muita confiança em si mesmo e se sente pressionado a ficar à altura do resto da família. No fim ele decidiu sair de casa e morar nos dormitórios do colégio.



Shiranui Kazuki (CV: Nakamura Yuuichi)
Aniversário: 19 de Abril
Altura: 178cm
Peso: 62kg
Tipo Sanguíneo: O
É o representante do signo de Aries e está no 3º ano. Presidente do Conselho Estudantil. Tem um misterioso dom de prever o futuro, embora essa habilidade não permita que veja tudo. Ele se culpa por não ter conseguido evitar morte dos pais e, por causa disso, odeia essa habilidade. Quando criança vivia se metendo em brigas, até conhecer Tsukiko, que disse só pessoas fracas tentam mostrar sua força dessa maneira. Assim, eles ficaram amigos.


Amaha Tsubasa (CV: Suzumura Kenichi)
Aniversário: 3 de Fevereiro
Altura: 185cm
Peso: 61kg
Tipo Sanguíneo: AB
É o representante do signo de Aquário e está no 1º ano. Tesoureiro do Conselho Estudantil. É animado e inocente, mas emocionalmente instável. Foi abandonado ainda criança quando seus pais se divorciaram e ficou aos cuidados de seus avós. Ele e seu avô gostavam de criar invenções juntos, mas quando morreu, seu avô fez ele prometer que cuidaria de sua avó. Preocupada com Tsubasa, ela o mandou para o colégio, mas ele prefere ficar sozinho do que com pessoas, porque tem medo de perder as coisas importantes pra ele.


O último jogo da franquia, Starry Sky ~After Winter~ ainda traz um personagem especial, Kagurazaka Shiki, sendo o representante do 13º signo, Ophiuchus (ou Serpentário).


Jogabilidade



Os jogos são bem simples, basicamente fazer escolhas e ver a história se desenrolar, não são muito longos, já que cada um possui apenas 3 rotas, por isso recomendo pra quem estiver começando. O japonês que eles falam é um japonês cotidiano fácil de entender e todos os seiyuus/dubladores são bastante renomados.

O jogo começa com uma rota comum, para apresentar os personagens, e, dependo de suas escolhas, você vai para a rota de determinado personagem. Para a rota de cada personagem há 3 finais possíveis: o normal, o bom, e o melhor.


São 3 CGs para a rota comum e 7 para cada personagem, todos com pequenas variações de expressões e movimentos. A arte tanto dos CGs, quanto dos cenários, são coloridas e agradáveis. O design dos personagens é da ilustradora e mangaká Kazuaki, que já contribuiu com sua arte em outros jogos da Honeybee. 

Além das versões para pc, cada jogo ainda possui versões para PSP e Nintendo 3DS, com novos CGs e alguns mini games.


Como Jogar?


Você pode ser uma pessoa legal e comprar diretamente de sites como a Amazon ou CDJapan. Mas se você não tiver dinheiro (como eu), você pode baixar.

EXISTE VERSÃO TRADUZIDA PARA O INGLÊS OMG feita por fãs para o primeiro jogo, Starry Sky ~in Spring~, e você pode baixá-la aqui.

Mas se quiser aventurar no idioma japonês e aprender muuuito (como eu), você pode baixar no forum Anime Sharing, na parte de Otome Games & Artbooks, que é onde eu baixo todos os Otome Games que eu jogo (exceto os que tem no Steam, esses eu prefiro comprar). Tem que se cadastrar no fórum, mas é rápido e você terá acesso a vários tipos de conteúdo.

Links: ~in Spring~ ~in Summer~ ~in Autumn~ ~in Winter~

Se algum link não funcionar, me avisem!


Considerações Finais


Eu amo esse jogo e escrevendo este post fiquei com vontade de jogar tudo de novo! Apesar do meu amor, tentei ser o mais imparcial possível e espero que este post possa ajudar possíveis novas jogadoras (ou jogadores). E se tiverem qualquer dúvida ou dificuldade podem vir falar comigo que eu fico feliz em ajudar! :3

Quais personagens vocês mais gostaram? Se identificaram com o representante do seu signo? Eu confesso que adoro o representante do meu (Libra) e foi por causa dele que eu me apaixonei pela voz do Ishida Akira. Mas acho que o personagem que mais me cativou mesmo foi o Homare (Touro), que ironicamente foi o personagem eu achei mais sem graça quando olhei as imagens dos jogos pela primeira vez. xD

Espero que tenham gostado e ficado com vontade de jogar!

No próximo post de Otome Games falarei de Diabolik Lovers! Até~

6 comentários:

  1. Ah eu estava esperando seu post sobre esse jogo, toda vez que eu abro o meu que está em espanhol, porque não consegui instalar o inglês ano passado, eu me lembro de você.

    Eu devo se eu conseguir falar sobre ele também, nesse mês mas não sei se vai dá ainda, eu comecei a jogar ele mês passado e o que mais gostei no Spring foi a amizade entre eles... Tenho muita mais muita vontade de jogar o Summer, acho que não baixei ainda, mas vou um dia...

    Minha história com ele foi complicada eu queria muito ter jogado ele ano passado mas meu Pc não tinha o idioma japonês instalado ai o patcher em inglês não ia por nada nesse mundo, ai achei o em espanhol e sem nem mesmo mudar a região funcionou, ja que tem tudo instalado formatei meu Pc e coloquei tudo que era idioma necessário.

    Meu favorito do primeiro, em duvida porque o Kanata e muito fofo e tsundere, é o Suzuya e do meu signo e é muito fofo também, ainda não joguei a rota do Yoh se não aiai... Então eu acho que eu gosto de todos e não consigo me decidir.

    Eu amei sua postagem eu realmente estava esperando bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha obrigada por esperar! :3
      Starry Sky foca muito em amizade mesmo e traz lições tão bonitinhas, por isso adoro <3
      Ahh sim, a maioria dos jogos japoneses tem que ter o idioma instalado... mas que bom que você está conseguindo jogar!
      No início o que eu mais gostava do Spring era o Kanata, mas agora sem dúvidas é o Suzuya, ele é tão querido e responsável <3
      Que bom que gostou! Vou esperar o seu post sobre Starry Sky também! :3
      Obrigada por sempre comentar! Quero ver se arranjo tempo pra dar uma comentada nos seus posts também, tô super atrasada! >.<
      Beijos~

      Excluir
  2. Demorei pra comentar mas aqui estou \o/
    Sabe aquela hora que você lê o post e já quer jogar o jogo e ouvir as vozes dos personagens e tudo mais? É oque estou sentindo agora :) mas eu sempre esqueço que tem a parte pior e mais demorada ~que é baixar ;-; ~
    Sobre oque eu achei do jogo ~pelo oque eu li~: Achei bem interessante pelo fato desse negócio de signo , por que por exemplo , se você for uma pessoa indecisa ~como eu~ e não sabe por quem começar , comece pelo seu signo , é um bom começo ~eu acho~ xD
    Eu só achei meio estranho esse negócio de "professores" (principalmente o enfermeiro com 26) mas tem gosto pra tudo e quem sou eu pra dizer algo né? :3
    Ah sim , eu ia perguntar .. Eu percebi que não tem o "bad ending" isso é normal ou comum nessa "saga"?
    Sobre o personagem que mais gostei .. não faço ideia ;-; ;-; , vou começar com o Ryunosuke mesmo ~dar uma chance pro signo~ e vamos ver no que vai dar né?
    PS: Escorpião sempre tem que ser assim "O Fechadão" :p
    PS2: Também to assistindo Sakamoto desu ga? E é hilário e o Sakamoto é lindão ahsuahsu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, eu ando demorando também por causa do final do semestre haha
      Ahh entendo perfeitamente. Às vezes eu vejo sites de jogos novos que estão lançando e não posso baixar ainda e fico só na vontade ;^;
      É isso dos professores é meio complicado mesmo, por conta disso acho que as histórias mais dramáticas são as deles.
      É, apesar dos dramas de cada um, Starry Sky é felizinho mesmo, não tem bad ending xD Mas no normal ending vocês ficam só como amigos daí.
      O Ryunosuke é muito fofo, espero que se divirta jogando! :3
      Haha Sakamoto tá muito engraçado mesmo! Ele me lembra o Sebastian de Kuroshitsuji xD
      Beijos~

      Excluir
  3. Ah... Olá.
    Estava procurando na net coisas sobre o Starry Sky heheheh, como amo totalmente eles e tals.
    Suzuya é representante do meu, câncer, sinceramente Starry Sky in Spring, gostei dele, mas não foi todo esse amor, só que quando li o After Spring, me apaixonei completamente por Suzuya.
    Você já viu algum dos After?
    Terminei hoje o After Summer e me decepcionei completamente com Azusa. Homare é um amorzinho, não é? Quando ele descobre que a personagem está grávida ele agradece tanto e só tão fofo, e ele é superrrrrrrrr rico, mds.
    Ainda não vi o Anime Starry Sky, sei lá, é só estranho assistir uma coisa que você está lendo? Você viu?
    Bom. Obrigada por ler até aqui. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!~
      Nossa, eu também, no primeiro jogo o Suzuya nem me marcou, tinha gostado mais do Kanata, mas no After ele virou meu favorito do Spring. :3
      Já joguei todos os After sim o/
      A rota do Azusa é complicada mesmo, porque ele vai pro exterior e tal. O Homare é meu favorito de todos, muito amorzinho. <3 Mas também gosto bastante do Hoshizuki, que é o representante do meu signo.
      Eu já vi o anime. É interessante que eu comecei a jogar justamente porque vi o anúncio do anime e eu me empolguei tanto que quando estreou eu já tinha jogado os 3 primeiros. O anime é bem simples, mais pra apresentar cada personagem pra te dar vontade de conhecê-los melhor no jogo. Eu gostei só por ver eles se mexendo.
      Obrigada por comentar! :3
      Beijos~

      Excluir

Tecnologia do Blogger.